Manaus, 28 de abril de 2025
×
Manaus, 28 de abril de 2025

Coluna AM1

Crise no Japiim: buraco vira disputa política entre Pai Amado e Rodrigo Guedes

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (15) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Crise no Japiim: buraco vira disputa política entre Pai Amado e Rodrigo Guedes

Um pai ou um padrasto?

Um buraco a poucos metros da casa da família do vereador Pai Amado tem dado o que falar nas redes sociais e na Tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Em meio à pressão ao vereador, que conviveu nesse endereço durante muitos anos, a população tem cobrado se Pai Amado pedirá ajuda à gestão municipal para sanar o problema. Pelo apelo, os moradores do bairro Japiim estão precisando de um pai, e ao que parece essa figura está longe de ser “Pai Amado”.

Intimidador

Um dos nomes que se colocou à disposição da solicitação dos moradores foi Rodrigo Guedes (PP). Porém, em meio ao pedido, o fato de Guedes citar que a poucos metros do buraco mora a família do vereador, Pai Amado foi tirado do sério e até classificou Guedes como “criminoso”. Nunca a palavra “mãe” ecoou tão intensamente na CMM quando segunda e terça.

Sob pressão

Vereador de base, do Avante, mesmo partido do prefeito, Pai Amado está sob pressão da oposição. Após forte discurso contra Guedes na CMM, Pai Amado buscou se tranquilizar em um evento da Prefeitura, onde foi inaugurado um campo de futebol. Horas antes, estava bufando de ódio, depois já estava alegre no evento da gestão municipal, até porque uma coisa não tem nada a ver com a outra.

‘Ainda estou aqui’ – Parte 1

Sem mandato há quatro meses, a ex-vereadora Glória Carrate (PSB) não tirou um tempo para as viagens da tão sonhada aposentadoria. Aos 62 anos, ela havia antecipado ao Portal AM1, após a derrota nas urnas em outubro de 2024, que iria curtir a família e a aposentadoria viajando. Mas, o que vemos hoje, é uma mulher distribuindo peixes em uma ação social a moradores em alusão à Semana Santa.

‘Ainda estou aqui’ – Parte 2

Sempre ao lado do marido, o médico Miguel Carrate, Glória enxerga que o momento é de se manter presente, pois quem não aparece não é lembrado, e as Eleições de 2026 estão batendo na porta do eleitor e dos possíveis candidatos. Ao que tudo indica, as ações sociais do casal devem se intensificar nesse ano pré-eleitoral, tendo em vista que Glória não colheu bons frutos como oposição e acabou sem mandato. O futuro dela depende do apoio de Wilson Lima, seu atual líder político.

Eleição em abril

No dia 25 de abril acontece a eleição para a diretoria executiva, conselheiros efetivos e suplentes do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Amazonas. A modalidade de voto hibrida (online ou presencial) poderá ser realizada a partir de qualquer computador ou dispositivo móvel com acesso à internet, no horário das 9h às 17h, ou na sede do conselho.

Será que ganha?

A deputada estadual Joana Darc (UB), médica veterinária, que na última eleição não conseguiu a vitória da chapa ao qual apoiava, aposta novamente no mesmo candidato para o triênio 2025/2028. Será que dessa vez a vitória vem? Seu candidato é um dos nomes de sua escolha no comando da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF).

Mulher no comando

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será comandada por uma mulher. A Professora Tanara Lauschner, da Chapa 57, venceu Professor Marco Antônio da Chapa 25. Essa é a terceira derrota de Marco Antônio em tentativas de comandar a reitoria.

Nada mudou

Há cinco dias, o requerimento de abertura da “CPI do Empréstimo” está sob a responsabilidade do vereador Coronel Rosses (PL), após o antigo autor, Rodrigo Guedes (PP), abdicar da função em meio à pressão da base na CMM. Rosses diz que não fará palanque midiático e tem tratado com seus pares de forma sigilosa sobre o pedido de assinaturas. Mas, a resposta é sempre a mesma: “se fulano assinar, eu assino”. E assim vão empurrando com a barriga.

Qual vai ser a desculpa?

Antes, a desculpa era de que os vereadores não assinavam o requerimento porque era uma propositura de Guedes, que, segundo eles, tem alta rejeição na Casa. E agora, com Coronel Rosses, por que a CPI ainda não tem as últimas quatro assinaturas que faltam? Será que o problema era realmente com Guedes?

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI