Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Cenário

Dados contradizem fala do vereador Alonso sobre incêndios em Manaus

O parlamentar, que é vice-presidente da Comissão do Meio Ambiente, disse que não há grau acentuado de queimadas na capital; porém, os dados mostram o contrário.

Dados contradizem fala do vereador Alonso sobre incêndios em Manaus

Vereador Alonso (Foto: Divulgação Instagram e Guilherme Nery)

Manaus (AM) – Manaus registrou cerca de 500 casos de incêndios só nos últimos dois meses, contrariando o que afirmou o vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Alonso Oliveira (Avante), quando alegou ao Portal AM1 que “dentro da cidade nós não temos esse grau acentuado de queimadas”.

Uma semana após ser procurado pela reportagem a fim de falar das iniciativas tomadas pela comissão, para ajudar no combate aos focos de incêndios e queimadas, Alonso disse que não tem muito o que fazer.

“E o que que nós devemos fazer? É um projeto? Projeto de lei não vai impedir, não vai impedir coisa alguma. O que nós temos que fazer é criarmos alguns procedimentos com o Executivo Federal, Estadual e Municipal como forma de conscientizar, começando por dentro das escolas”, disse o vereador.

A afirmação do parlamentar vai de encontro com o que o presidente da Comissão, vereador Kennedy Marques (PMN), relatou ao Portal AM1 na semana passada. Kennedy disse que os representantes da causa dentro da Casa já estavam trabalhando em um projeto de lei que visava minimizar e combater o problema na cidade.

No total, de 12 de julho a 17 de setembro deste ano, o Corpo de Bombeiros do Amazonas atendeu a 1.193 ocorrências de incêndios, sendo 473 só em Manaus, conforme informou o órgão.

Sem necessidade

Anteriormente, Kennedy Marques frisou que os vereadores estavam indo às ruas da capital amazonense fiscalizar e verificar os locais onde havia denúncias de queimadas, a fim de identificar quem, mesmo que não intencional, seria o causador dos incêndios, uma vez que se trata de crime ambiental previsto em lei.

Diferente do colega, Alonso frisou que não vê a “necessidade” de ir às ruas porque tudo é uma questão de “conscientização”. O político ainda destacou que a problemática deve ser combatida por todos.

“Não, não vejo necessidade de ir às ruas, porque isso [queimadas] é questão de conscientização […]. E, embora Manaus, muitas vezes, amanheça coberta por fumaça, não é suficiente para que se chegue à conclusão de que sejam elas [queimadas] as causas da fumaça aqui na cidade”, disse o vereador, afirmando que as fumaças vêm da região metropolitana. 

Fenômeno natural

Em suas redes sociais, Alonso se limitou a um simples post no qual diz que o “fenômeno de ocupação da cidade pela fumaça das queimadas ocorre, em especial, pela falta de umidade”.

Porém, o vereador não cita que incêndios e queimadas também estão ocorrendo em Manaus, somente explicou uma série de fenômenos como causadores das fortes queimadas e incêndios que acontecem no sul do Amazonas.

Foto: Divulgação/ Instagram/ Alonso)

LEIA MAIS: