Manaus, 20 de maio de 2024
×
Manaus, 20 de maio de 2024

Cenário

Comissão de Meio Ambiente na CMM faz vista grossa para incêndios em Manaus

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta sexta-feira (15). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

Comissão de Meio Ambiente na CMM faz vista grossa para incêndios em Manaus

Fazer o quê?

Em relação às queimadas em Manaus, o vereador Alonso Oliveira (Avante) disse a esta coluna que “não tem muito o que fazer”. Vereador, nós não cobramos a sua atuação como homem do Corpo de Bombeiros – até porque o senhor não é um – mas sim, como um parlamentar do Legislativo municipal e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

E daí? Deixa queimar!

Não existe só fogo no interior do Amazonas, existem também queimadas e foco de incêndio na capital. É preciso sair da zona de conforto e mostrar trabalho com o seu mandato de suplente nesta Casa. Essa comissão – formanda também pelo seu presidente, vereador Kennedy Marques (PMN) – precisa mostrar trabalho fiscalizando! Estamos em um ano pré-eleitoral e, se continuar do jeito que está, você vai terminar a eleição novamente como suplente.

O sonho não acabou

A menos de um ano das eleições municipais, o deputado estadual Cabo Maciel (PL) já demonstra sinais de que começa a mexer os seus “pauzinhos” de olho na tão sonhada cadeira de prefeito de Itacoatiara, que ele não conseguiu em 2020 ao perder a disputa para Mário Abrahim (PSC). O segundo colocado na eleição passada levou para a “terra da pedra pintada” Joana Darc e Saullo Vianna, ambos do UB, que receberam, nesta sexta, o título de cidadãos do município. A ida dos deputados à cidade vizinha é uma demonstração das alianças que Maciel deve reunir para o próximo pleito.

Da cadeia à Prefeitura

No retorno à Prefeitura de Borba, Simão Peixoto (PP) comparou sua atual situação à do presidente Lula (PT) – que passou 580 dias preso e, após ganhar liberdade, foi eleito pela terceira vez presidente da República. Ao contrário de Lula, Simão não pode disputar a Prefeitura em 2024, porque já foi reeleito em 2020; mas, depois que o vice virou seu adversário político, é bom ficar de olho na esposa do prefeito – que pode sucedê-lo.

Em nome de Deus!

Em sua fala, que na maior parte do tempo citou termos cristãos e o nome de “Deus”, Simão também falou que “Jesus Cristo foi preso”. Ao fazer referência novamente ao presidente da República, o prefeito disparou: “Lula provou a sua inocência, assim como nós [Simão e Mirella] estamos provando a nossa inocência”.

Política da ‘boa vizinhança’

Com a aprovação de Lula em 58 dos 61 municípios do interior do Amazonas, a tensão diante da polarização política aumenta no Amazonas. Apesar de a maioria na capital se mostrar bolsonarista, a força da esquerda no interior deve influenciar o rumo das eleições estaduais de 2026 – ano em que o governador tende a disputar uma das duas cadeiras do Amazonas no Senado contra os possíveis adversários Braga (MDB) e Plínio (PSDB), que podem brigar pela reeleição. Vale a pena agradar a Lula e abrir mão de Bolsonaro?

E falando em ex-presidente…

Após ser condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter realizado reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada para atacar o sistema eletrônico de votação, Bolsonaro terá seu recurso julgado no dia 22 de setembro. Atualmente, o ex-presidente está inelegível por 8 anos.

Quero saber é do piso da enfermagem

Antes, o povo se preocupava com a falta de insumos e equipamentos hospitalares nas unidades de saúde do Amazonas, agora, o que incomoda alguns é o comércio [de alimentos] que sempre existiu dentro desses locais. Recentemente, a mídia tem compartilhado imagens da venda de alimentos dentro do Hospital 28 de Agosto – como uma tentativa de denegrir a imagem do profissional que busca uma segunda renda para pagar suas contas – mas a própria mídia esquece de noticiar os apelos diários que os profissionais da enfermagem, por exemplo, fazem na luta pela liberação do piso.

Festa adiada

E pela segunda vez, a cerimônia coletiva de casamento gay, prevista para o dia 18 de setembro, foi adiada;  mas, agora, não tem nada a ver com a retirada de apoio, como aconteceu no mês passado após a Prefeitura de Manaus romper com a parceria junto à Ordem dos Advogados do Brasil no Amazonas (OAB-AM). A entidade, agora, justifica que o adiamento ocorre devido aos trâmites cartoriais e documentação obrigatória. Uma nova data será divulgada em breve.

Prova de vida

Mais de 8 mil segurados da Fundação Amazonprev que não realizarem o censo previdenciário terão os benefícios suspensos. O prazo para realizar a prova de vida encerra no dia 22 de setembro.

 

Leia mais no Portal Amazonas1

Amazonas1

 

FALE CONOSCO

 

Isac Sharlon (editor-chefe)

 

(92) 99169-4681

 

 

Adriana Albuquerque (comercial)

 

(92) 99183-3436

 

 

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

 

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI