Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Cenário

Dancinha do TikTok feita pelo vereador Alemão será analisada pela Comissão de Ética da CMM

Informação foi confirmada pelo vice-presidente da Comissão de Ética da CMM, vereador Diego Afonso, ao Portal Amazonas1

Dancinha do TikTok feita pelo vereador Alemão será analisada pela Comissão de Ética da CMM

Foto: Reprodução

MANAUS, AM – Após muita polêmica em torno do vídeo publicado pelo vereador William Alemão (Cidadania), na última sexta-feira (23), fazendo uma dancinha do TikTok, a Comissão de Ética da Câmara Municipal de Manaus (CMM) informou que vai analisar o caso.

No vídeo de Alemão, publicado em suas redes sociais, ele e mais dois funcionários aparecem fazendo a ‘Dança do Carpinteiro’, dentro do gabinete e, possivelmente, em horário de expediente na Casa Legislativa. A gravação é embalada por muita brincadeira e até palavras de baixo calão. As críticas giram em torno da possível quebra de decoro parlamentar do vereador Alemão.

Leia mais: ‘Sextou com peido parlamentar!’: Vereador faz vídeo com dancinha do TikTok em gabinete na CMM

Desde sexta-feira, a CMM e a Comissão de Ética não haviam se pronunciado. Ontem, o Portal Amazonas1 procurou os respectivos presidentes dos setores, vereador David Reis (Avante) e Glória Carrate (PL), que não atenderam as ligações e mensagens enviadas pela reportagem.

Leia mais: Presidentes da CMM e do Conselho de Ética se calam sobre dancinha do vereador Alemão

Neste domingo (25), porém, o vice-presidente da Comissão de Ética, vereador Diego Afonso (PSL), por meio de sua assessoria, informou que a conduta de William Alemão será analisada pela comissão.

 “Será analisado pelo presidente da Câmara junto ao conselho de ética a conduta do vereador”, diz Diego Afonso.

Segundo especialistas, o parlamentar deveria ser punido e processado pela Comissão de Ética, por ter realizado “ato incompatível com o decoro e a dignidade do cargo”.

“Na minha avaliação, o parlamentar deve ser processado pela Comissão de ética da casa, por quebra do decoro parlamentar, pois de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Manaus, art. 103, por realizar ato incompatível com o decoro e a dignidade do cargo, podendo aplicar sanções previstas no Regimento. Não entendo ser uma atitude gravíssima, a ponto de perder o cargo, mas punição deve haver sim!”, disse a advogada Penélope Lira.

Crítica à imprensa

Nesse sábado (24), o vereador William Alemão reclamou da repercussão negativa que o seu vídeo recebeu e criticou a imprensa local. Para tentar limpar a barra, ele colocou em suas redes sociais um vídeo onde aparece se pendurando em terminais para, segundo ele, defender quem é PCD e precisa andar de ônibus em Manaus.

Leia mais: Após brincar de “Dança do Carpinteiro” no gabinete, vereador William Alemão reclama da imprensa

O vereador postou vídeos e lives onde aparece em terminais do transporte público, e uma matéria para se autoelogiar e mais uma vez alfinetar a imprensa que apenas faz seu trabalho. “Olha só, ainda tem jornalista que repara que eu trabalho”, afirmou o parlamentar.