Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Política

Dantas avalia processo contra Moro e Deltan por mensagens da ‘Vaza Jato’

Presidente do TCU teve acesso a diálogos de Deltan Dallagnol que sugerem uma parceria com Sergio Moro, em 2018, para atacar uma medida do tribunal.

Dantas avalia processo contra Moro e Deltan por mensagens da ‘Vaza Jato’

(Foto: Agência Brasil/TCU/Agência Senado)

Brasília (DF) – Presidente do TCU, o ministro Bruno Dantas decidiu pedir acesso a mensagens da Vaza-Jato em poder do STF para analisar medidas legais a adotar contra o ex-chefe da Lava-Jato em Curitiba Deltan Dallagnol, contra o senador Sergio Moro e procuradores do MPF.

Dantas tomou conhecimento da existência de mensagens que citam seu nome e sugerem uma parceria entre o então juiz Moro e a força-tarefa na elaboração de uma nota crítica ao ministro do TCU.

Em 2018, Dantas deu uma entrevista ao jornal O Globo em que criticou uma decisão de Moro, que proibiu o tribunal de fazer uso de provas da Lava-Jato contra delatores e empresas que assinaram acordos de leniência com a força-tarefa em Curitiba.

Naquela ocasião, a força-tarefa paranaense divulgou uma nota condenando as falas de Dantas e saindo em defesa de Moro.

As mensagens da Vaza-Jato que chegaram ao ministro sugerem que a solidariedade dos procuradores foi combinada, previamente, com Moro, que teria solicitado a divulgação da nota. “Tô fazendo nota sobre manifestação do Bruno Dantas. A pedido da JF. E será dura, será agressiva”, escreveu Deltan a um colega. “Bata no Bruno Dantas, mas lembre que tem ministros que concordam conosco”, respondeu o interlocutor ao então procurador.

Dantas quer as mensagens para confirmar o teor da conversa e adotar medidas contra os citados. “Pedirei ao STF cópia de todos os diálogos para avaliar providências legais. Se forem verdadeiros, comprovam o incesto havido na Lava-Jato e revelam um bando de pistoleiros de aluguel recebendo uma encomenda de assassinato de reputação”, diz Dantas.

(*) Com informações da Veja

LEIA MAIS: