
(Foto: Divulgação/CMM)
O prefeito David Almeida (Avante) marcou presença na abertura oficial dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e, durante entrevista coletiva à imprensa, logo depois da solenidade, afirmou que a relação entre o Executivo municipal e a Câmara será positiva ao longo do seu mandato. O presidente eleito da Casa, vereador David Reis (Avante), é da base aliada do prefeito, que atualmente tem a maioria dos vereadores eleitos no mesmo grupo de apoio, o que deve facilitar a tramitação de projetos.
Na última gestão, David teve dificuldades em tratativas de projetos e empréstimos realizados com a presidência da CMM. Mas neste momento de segunda gestão, ele está bem otimista.
“Eu vou olhar pra frente, nós fizemos muito mesmo diante das adversidades, conquistamos muito. Agora com um vereador aliado do Avante na presidência da Câmara, uma base consolidada no legislativo, a gente tem certeza de que vai cumprir tudo aquilo que nós planejamos, e sem dúvida, até quarta-feira dessa semana, eu envio uma mensagem governamental de uma reestruturação, uma reforma administrativa. Dentro dessa reforma administrativa, nós temos algumas estruturas que serão criadas, outras serão ampliadas, e dessa forma precisamos melhorar nossas estruturas para melhor servir a população”, declarou Almeida.
A Câmara Municipal de Manaus conta com 41 vereadores, segundo 28 reeleitos, e 13 que irão cumprir o primeiro mandato.

(Foto: Divulgação/CMM)
Desafios e expectativas
Apesar da base consolidada, especialistas avaliam que a relação entre o Executivo tem grandes desafios, tendo em vista que Manaus foi o município que mais cresceu na última década. Tudo dependerá da condução política do prefeito e da habilidade de diálogo com os parlamentares. O cientista político Carlos Santiago, acrescenta ainda que é importante a participação da população para cobrar as promessas anunciadas.
“A cidade tem enormes problemas, como habitação, e temos um prefeito com enorme desafios, cabe a população cobrar as promessas realizadas na campanha e realizadas também na mensagem anual do prefeito do parlamento municipal. Precisamos melhorar os indicadores e empréstimos que somam valores bilionários”, analisou o cientista político Carlos Santiago.

Foto: (divulgação/assessoria)
A expectativa é que a harmonia entre os poderes resulte em ações concretas para a cidade.
A nova composição de vereadores da CMM começou os trabalhos neste ano, e os primeiros meses devem indicar como será, na prática, a relação entre os parlamentares da casa e o executivo municipal.
LEIA MAIS:
- Prefeito de Manaus reconhece parcerias partidárias e destaca avanços na gestão
- Com David, Braga busca popularidade para tentar suavizar rejeição na capital amazonense
- Prefeito calcula que passagem de ônibus pode custar R$ 5,00 em Manaus
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.