Manaus, 21 de maio de 2024
×
Manaus, 21 de maio de 2024

Coluna AM1

David ignora Wilson e Roberto Cidade e deixa de ir à Aleam em dia importante

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quinta-feira (1º). Curta, compartilhe e faça parte da nossa Lista de Transmissão de notícias no WhatsApp.

David ignora Wilson e Roberto Cidade e deixa de ir à Aleam em dia importante

Ignorou

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), deu um exemplo, nesta quinta-feira (1º), de que não quer perder sequer um segundo de trabalho no ano da eleição. Diferente do ano passado – quando prestigiou a mensagem governamental de Wilson Lima (UB), na abertura dos trabalhos legislativos na Aleam – desta vez David preferiu inspecionar os trabalhos da secretaria de Obras na remoção de barro em um trecho da avenida das Torres, na zona Norte, que resultou na interdição da via por alguns minutos (nada muito sério).

Previsto

Porém, está enganado quem acha que apenas o barro bloqueando o tráfego de veículos na avenida das Torres foi o motivo da ausência do prefeito na Aleam. Já estava marcada, para a manhã desta quinta-feira, a presença de David na reinauguração do minishopping da Compensa. No início da manhã, a coletiva havia sido confirmada para 10h, mas acabou sendo cancelada por volta das 9h14, quando o prefeito teve que seguir para o deslizamento de barranco, ou seja, não foi a chuva que tirou David da Aleam.

Racha

A ausência de David na leitura da mensagem governamental na Aleam só reforça, ainda mais, o desinteresse do prefeito em estar ao lado do governador e do presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), que vem lutando, desde o último aniversário da capital, para ter as bênçãos do governador e disputar a Prefeitura de Manaus pelo União Brasil – partido que está sob o comando de Wilson Lima atualmente.

Presença

Diferente de David Almeida, que também já comandou a Aleam quando foi deputado estadual, o ex-presidente do Legislativo estadual e atual conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Josué Neto, esteve no evento prestigiando Roberto Cidade. Assim como Josué, o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), também foi ao evento. O trio, inclusive, posou junto para fotos.

Parceria

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André, aproveitou a ida até a Aleam para anunciar uma parceria entre os legislativos nas próximas edições do projeto “Câmara Cidadã”. No ano passado, o projeto ofertou quase 30 mil atendimentos gratuitos de saúde, cidadania, social, jurídico e em diversas outras áreas para população das zonas Leste, Sul e Norte.

Protagonismo

Como antecipou o Portal AM1, nesta semana, com a matéria: “União Brasil quer fazer a maior bancada da CMM nas eleições de 2024“, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), afirmou nesta quinta-feira (1º), durante a leitura da mensagem governamental na abertura dos trabalhados na Aleam, que o União Brasil, partido que está sob o seu comando no estado, será protagonista nas eleições municipais deste ano.

União

Em 2022, com a filiação de 41 prefeitos e a reeleição de Wilson, o UB fez um ensaio do que estaria por vir nas próximas eleições. Agora, em 2024, o partido quer seguir o exemplo do que aconteceu na Aleam, quando elegeu a maior bancada da legislatura com seis deputados. Para o governador, o trabalho é de união, independente de quem seja o partido ou oposição.

Indireta

O presidente da Aleam, Roberto Cidade, não perdeu a oportunidade de alfinetar o rival David Almeida, mesmo que de forma indireta, no que se refere ao compromisso de sua gestão, que é prezar pelo diálogo com o Executivo estadual para melhorar a vida da população. O posicionamento pode ser interpretado como uma indireta ao prefeito de Manaus, que enfrentou problemas com a CMM no segundo semestre de 2023 para ter a autorização, por exemplo, de pedidos de empréstimos e acabou bloqueando o orçamento da Casa do povo. A crise gerou um mal-estar entre os Poderes e dividiu a CMM praticamente meio a meio.

Surpresa

O deputado federal Capitão Alberto Neto, que vem lutando para ser o candidato do PL a prefeito de Manaus na eleição deste ano, acordou com Bolsonaro na manhã desta quinta-feira (1º), ou melhor, tomou café da manhã com o ex-presidente. O parlamentar está há dois dias, desde ontem (31), na casa de Bolsonaro, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, azucrinando a paciência do ex-presidente para ter as bênçãos para disputar a Prefeitura de Manaus.

coluna-1o-de-fevereiro

(Foto: Reprodução/Instagram/Capitão Alberto Neto)

Persistência

Alberto Neto aproveitou para expor uma foto do “café da manhã com o ex-presidente” em suas redes sociais com a legenda: “o presidente gosta de pão com leite condensado”. De fato, a gente sabe disso, deputado; afinal, durante o governo Bolsonaro, o Poder Executivo chegou a gastar R$ 15,6 milhões apenas com leite condensado. É leite para mais de um mandato.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI