
(Foto: Dhyeizo Lemos/Semcom)
Manaus (AM) – A Prefeitura de Manaus realizou, nesta terça-feira (25), a 1ª Convenção de Metas para 2025, com o objetivo de alinhar estratégias de gestão e definir prioridades para o próximo ano.
O evento, realizado no auditório da sede municipal, reuniu o prefeito, secretários e gestores para discutir ações que integram o programa “Manaus Cidade Global 2033”, que busca posicionar a capital entre as mais desenvolvidas do mundo.
Durante a convenção, foram definidos sete eixos estratégicos que nortearão a gestão: Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Infraestrutura, Meio Ambiente, Economia e Eficiência em Gestão. O prefeito David Almeida (Avante) destacou a importância do planejamento para garantir avanços concretos e sustentáveis para a cidade.
“Estamos assumindo um compromisso sólido com o futuro de Manaus. Nossa gestão já desenhou ações estratégicas em todas as áreas, e queremos transformar a cidade em um polo de inovação, sustentabilidade e crescimento econômico”, afirmou.
Projetos prioritários para 2025-2028
Entre os projetos destacados para os próximos anos estão:
Saúde: Construção do Hospital Dia e da Cidade do Autismo;
Infraestrutura: Obras do Viaduto da Restauração, conclusão do complexo viário Rei Pelé e implantação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB);
Habitação: Construção de 576 casas populares;
Mobilidade: Lançamento de um ônibus itinerante para reforçar a fiscalização da cidade.
O presidente do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE), Arnaldo Grijó, ressaltou que o planejamento estratégico será seguido com rigor, incluindo a busca por recursos externos.
“Nosso compromisso é garantir que as ações planejadas sejam cumpridas. Além disso, vamos priorizar projetos que desativem o baixo investimento e fortaleçam a transparência na gestão”, afirmou.
Manaus no cenário global
Criado em 2021, o programa “Manaus Cidade Global 2033” prevê 97 macroprojetos e um investimento total de R$ 5,4 bilhões, a fim de investir na economia e modernizar a infraestrutura da cidade.
O controlador-geral do município, Alessandro Moreira, afirmou que a meta é elevar Manaus ao nível 3 no ranking de cidades globais até 2033.
“Com a velocidade da nossa gestão, em 2028 já poderemos submeter a cidade a essa avaliação” , destacou Moreira.
A 1ª Convenção de Metas reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus com um planejamento estratégico sólido, transformando a cidade em referência nacional e internacional em inovação, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.
LEIA MAIS:
- Manifestação ‘Fora Lula’ em Manaus ‘flopa’ por ordem de Bolsonaro
- Manaus investe em capacitação de servidores para gestão das “Áreas Protegidas municipais”
- Carnaval de Manaus movimenta economia e cultura
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.