Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Coluna AM1

David vence 1ª batalha contra Roberto Cidade e mantém Avante superior ao União Brasil na CMM

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta segunda-feira (8) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

David vence 1ª batalha contra Roberto Cidade e mantém Avante superior ao União Brasil na CMM

David vence 1ª batalha contra Roberto Cidade e mantém Avante superior ao União Brasil na CMM

Superior

Com o fim da janela partidária, o partido Avante, comandado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, continua tendo a maior bancada na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O partido tinha seis representantes, mas agora tem apenas cinco: David Reis, Gilmar Nascimento, Eduardo Assis, Eduardo Alfaia e Joelson Silva; ainda assim, permanece em maioria na Casa. Em seguida, aparecem os partidos União Brasil (UB), Republicanos, MDB e o Agir com quatro vereadores cada.

União Brasil

O União Brasil (UB), partido comandado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, que tem Roberto Cidade (UB) como pré-candidato a prefeito de Manaus, passou de três para quatro representantes na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com o encerramento da janela partidária. Professora Jacqueline, Diego Afonso e Everton Assis ganham o reforço do presidente da CMM, vereador Caio André, que deixou o Podemos. Caio é um dos soldados de Wilson Lima e já veste a camisa do time de Roberto Cidade, ou seja, se coloca como total oposição ao prefeito David Almeida (Avante).

Crescimento

O MDB, do senador Eduardo Braga, ganhou protagonismo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) com a nova configuração para as eleições de 2024. Sem eleger um vereador na última eleição na capital amazonense (2020), agora, o partido possui quatro vereadores: Luis Mitoso, Kennedy Marques, Raulzinho e Isaac Tayah. Mitoso filiou-se à sigla em novembro do ano passado, quando deixou o PRD, enquanto Kennedy, Raulzinho e Isaac aproveitam a janela partidária a fim de entrar para a sigla de Braga.

Base fortalecida

O Agir é um dos partidos que está na base do prefeito David Almeida (Avante). Embora ainda não tenha sido oficializado pelo próprio prefeito o apoio, a ida de quatro vereadores do Avante para a sigla, durante a janela partidária, demonstra que o Agir junta-se ao MDB, de Eduardo Braga; e ao PSD, de Omar Aziz; no apoio ao chefe do Executivo municipal. O Agir, inclusive, já era da base do prefeito com um único representante: Antônio Peixoto, cassado no mês passado. A sigla, que estava sem representante, agora tem quatro.

Baixa representatividade

Seis partidos têm apenas um representante, cada, após o encerramento da janela partidária. O PSDB, com Rosivaldo Cordovil; PT, com Sassá da Construção Civil; PMB, com Ivo Neto; Cidadania, com William Alemão; Partido Verde, com Jaildo Oliveira; e PRD, com Thaysa Lippy.

Reforço

A sobrinha do ex-governador Amazonino Mendes, Mônica Mendes, não quis apoiar a pré-candidatura de Amom Mandel (Cidadania) a prefeito de Manaus e decidiu seguir com Roberto Cidade. Mônica tem um currículo de gestora e experiência em coordenar campanha política. Agora filiada ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), ela integra o arco de alianças do governador Wilson Lima (UB), visando humanizar ainda mais a pré-campanha de Roberto Cidade (UB) a prefeito da capital amazonense.

Pesquisa

A mais recente pesquisa eleitoral com os nomes em evidência no cenário político com interesses em comandar a Prefeitura de Manaus, em 2025, aponta que o atual prefeito, David Almeida (Avante), alcançou 29,1% das intenções de voto na modalidade de pesquisa estimulada. A pesquisa Direto ao Ponto mostra, também, que o prefeito aparece na frente dos deputados federais Amom Mandel (Cidadania), com 25%, e Capitão Alberto Neto (PL), com 12,3%. Já O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (UB), não decola e continua estacionado em 10%.

Saúde pública

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), assinou mais um contrato para a construção de mais duas Unidades de Saúde da Família (USFs), porte 4, nesta segunda-feira (8). Uma será construída no bairro Aleixo, zona Centro-Sul; e outra no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte. As obras vão utilizar o aporte financeiro de duas emendas do senador Eduardo Braga (MDB), aliado do prefeito.

Prazo

Eleitores de todo o país têm um mês para regularizar a situação eleitoral, solicitar a transferência de domicílio eleitoral e atualizar dados cadastrais. Após o dia 8 de maio, o cadastro do eleitorado estará fechado para a organização das eleições municipais deste ano. Para reforçar esse alerta, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, em rede nacional de rádio e televisão, nova campanha, com o mote “Título na mão é sossego na eleição”.

Histórico

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), e o vice-governador, Tadeu de Souza (Avante), comemoraram, nesta segunda-feira (8), a entrega da primeira licença ambiental para a instalação do Projeto Potássio Autazes, que terá investimentos privados de R$ 13 bilhões e a previsão de mais de 17 mil empregos diretos e indiretos. Tadeu considerou o ato como um marco histórico para o governo e todos os amazonenses que aguardavam por esse momento há mais de 15 anos. Wilson disse que a data é histórica, pois representa o destravamento de uma nova matriz econômica para o Amazonas.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI