Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Política

De olho nas eleições, Lula viaja à Europa para encontrar lideranças da esquerda

Durante a passagem pelo continente, Lula vai receber o prêmio de Coragem Política, pelo 'desejo de promover a igualdade'

De olho nas eleições, Lula viaja à Europa para encontrar lideranças da esquerda

Fotos: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

São Paulo, SP – Mirando nas eleições de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou, nessa quinta-feira (11), uma tour pela Europa. O petista passará pela Alemanha, Bélgica, França e Espanha, onde vai se reunir com diversas lideranças políticas.

O destaque na agenda de Lula é um encontro no Parlamento da União Europeia, a convite da Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas. A reunião com o grupo que detém a segunda maior bancada no Legislativo deve acontecer na segunda-feira (15).

No encontro estarão presentes líderes da Europa e da América Latina, incluindo o ex-primeiro-ministro da Espanha José Luis Rodríguez Zapatero e as prefeitas da Cidade do México, Claudia Sheinbaum, e de Bogotá, Claudia López Hernández.

Leia mais: Disputa pela presidência: nova pesquisa dá 48% para Lula e 21% para Bolsonaro

Lula também concederá uma entrevista de imprensa ao lado da líder dos socialistas no Europarlamento, a espanhola Iratxe García. “Nós, progressistas da Europa e da América Latina, estamos unidos por nosso compromisso pela solidariedade, pela igualdade, pelos direitos humanos e pela democracia”, destacou.

“Denunciamos com força a politização dos direitos humanos por parte da direita. As tentativas sistemáticas de minar as instituições democráticas, violar a separação dos poderes e alimentar o ódio encontrarão nossa mais firme resistência”, acrescentou.

Durante a passagem pela Europa, o ex-presidente também participará de uma palestra no Instituto de Estudos Políticos de Paris, na terça-feira (16), além de receber o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale por seu “desejo de promover a igualdade”, na quarta-feira (17).

(*) Com informações do Uol

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter