Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cenário

De saída do Cidadania, Wilker diz que não guarda mágoa: ‘é a política’

Wilker Barreto disse que busca uma sigla que possibilite a candidatura do parlamentar para prefeito de Manaus.

De saída do Cidadania, Wilker diz que não guarda mágoa: ‘é a política’

(Foto: Aleam/Divulgação)

Manaus (AM) – O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) afirmou ao Portal AM1 que já possui endosso jurídico do partido e da Federação Cidadania PSDB para garantir a desfiliação.

Na última terça-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deu cinco dias para o partido Cidadania se manifestar sobre o pedido de desfiliação de Wilker Barreto (Cidadania) sem que o parlamentar perca o mandato de deputado estadual.

O objetivo é ir para uma sigla que possibilite a candidatura para prefeito de Manaus. Wilker afirmou que se considera o político mais preparado para gerenciar o Executivo Municipal.

“Posso adiantar que já possuo toda a dosagem jurídica do Cidadania e Federação para a desfiliação, e acredito que posso ser o nome mais preparado para enfrentar os desafios que uma Prefeitura de Manaus precisa”, disse Wilker.

Segunda baixa

Deputado estadual pelo Cidadania, Wilker já foi filiado ao PHS antes da sigla ser incorporada ao Podemos, em 2019, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o qual passou a presidir. A primeira baixa ocorreu após ser tirado da executiva estadual, que passou a integrar a base do governador Wilson Lima (PSC).

Wilker pediu a desfiliação, por justa causa, depois da direção do Podemos garantir que não pediria na Justiça o mandato dele por infidelidade partidária.

Algo similar acontece no Cidadania, pelo qual pretendia se candidatar para prefeito, porém, foi preterido pelo partido, que tem demonstrado apostar no nome do deputado federal Amom Mandel (Cidadania).

Sem revelar para onde pretende migrar, Wilker disse ao AM1 que não guarda mágoa por não ser o escolhido.

“Não guardo mágoa alguma. Isso é a política. Entendo a preferência do meu partido e o mesmo enxerga a divergência e me liberou. Estamos, sim, conversando com outras siglas para, no momento certo, anunciar”, disse.

LEIA MAIS: