Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Defensora pública morre após procedimento cirúrgico em Manaus

A Defensoria reconhece que Flávia Lopes deixou um legado que serve de exemplo e inspiração para todos os membros da instituição e para as futuras gerações

Defensora pública morre após procedimento cirúrgico em Manaus

Defensora pública Flávia Lopes de Oliveira. Foto: Divulgação/ DPE-AM

A defensora pública Flávia Lopes de Oliveira, faleceu na manhã desta quinta-feira, 16. Ela foi internada no Hospital Adventista, em Manaus, na última terça-feira, 7, onde passou por uma cirurgia. Após o procedimento, uma tomografia identificou um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e o quadro se agravou no decorrer dos dias.

Flávia deixa o filho Lorenzo, de 3 anos de idade.

A  Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) enviou uma nota de pesar  informando a morte da defensora lamentando a perda irreparável do seu trabalho.

A Defensoria reconhece que Flávia deixou um legado que serve de exemplo e inspiração para todos os membros da instituição e para as novas gerações.

Legado

Em 2018, Flávia trabalhou em casos que ganharam repercussão na cena jurídica nacional. Na Defensoria, ela sempre foi reconhecida por sua atuação para além dos gabinetes e tribunais.

Como coordenadora de projetos especiais da DPE-AM, ela idealizou o programa “Nosso Coração Também é Azul”, que discutiu o autismo e refletiu na contratação de estagiários com Transtorno do Espectro Autista por parte da Defensoria amazonense, em 2019.

Flávia Lopes ingressou na DPE-AM em 2004, depois de ser aprovada em concurso público. Ela iniciou seu trabalho como defensora na comarca de Presidente Figueiredo e, atualmente, atuava nas câmaras criminais do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e nos Tribunais Superiores.

A defensora tinha como meta mostrar à sociedade que a inclusão era algo possível e sonhava que outras instituições públicas e entidades privadas brasileiras pudessem repetir o gesto da DPE-AM, empregando jovens autistas, a exemplo do que já acontece em países como os Estados Unidos.

Flávia também coordenava os projetos “Um Novo Amanhã”, que oferece atendimento psicológico para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual, e “Todo dia é dia da Criança”, que oferta atividades esportivas, culturais e de lazer para crianças acolhidas em abrigos da capital.

Em março de 2018, durante Sessão Especial pelo aniversário de 28 anos da DPE-AM, Flávia foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) com o diploma de Honra ao Mérito, pelos serviços prestados na defesa dos direitos dos cidadãos amazonenses.

 

Leia mais: Usuário que tiver água ou luz cortada deve acionar Defensoria e Procon-AM

 

(*) Com informações da DPE-AM