Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Brasil

Defensoria pede que governo federal inclua yanomamis em ações de apoio

Nos últimas semanas, as precárias condições de vida na Terra Indígena Yanomami vêm ganhando destaque por conta da invasão do garimpo ilegal

Defensoria pede que governo federal inclua yanomamis em ações de apoio

(Foto: Evandro Seixas/ DPE-AM)

A Defensoria Pública do Amazonas solicitou à Secretaria Especial de Saúde Indígena e ao Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Yanomami que os indígenas da etnia que vivem no estado também sejam incluídos em ações de apoio que estão sendo realizadas em Roraima.

Nas últimas semanas, as precárias condições de vida na Terra Indígena Yanomami vêm ganhando destaque por conta da invasão do garimpo ilegal. Com mais de 9,6 milhões hectares, é o maior território indígena do Brasil, abrangendo parte do Amazonas e Roraima, chegando à Venezuela. 

No ofício, a Defensoria solicita que “as demandas apresentadas pelas comunidades Yanomami do estado do Amazonas sejam contempladas nos planos de ação a serem executados pelas equipes multidisciplinares, em especial as aldeias cujos postos foram fechados e se encontram há mais tempo sem atendimento”.

“Nós entendemos que algumas localidades do Amazonas devem ser incluídas nessas ações, porque o que temos visto aqui no Alto Rio Negro não é diferente do que se tem visto em Roraima”, afirmou a defensora pública Isabela Sales

Segundo a defensora, a situação mais preocupante é na comunidade Lahaca, no município de Barcelos, onde os indígenas também estariam sofrendo com quadros de subnutrição crônica e malária, e permanecem sem assistência médica. 

Os municípios que mais concentram terras indígenas dos yanomamis são Barcelos, com 22,57%, Santa Isabel do Rio Negro, com 15,94% e São Gabriel da Cachoeira, com 0,77%.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: