Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Política

Defesa de Roberto Dias aponta prisão na CPI como ‘ilegal e abusiva’

Roberto Dias foi preso após o senador Omar Aziz afirmar que ele estava mentindo durante o depoimento à CPI da Covid

Defesa de Roberto Dias aponta prisão na CPI como ‘ilegal e abusiva’

Foto: Agência Senado

BRASÍLIA, DF – “Um triste marco na história democrática do nosso país”, classificou a defesa de Roberto Ferreira Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde. O servidor foi preso em audiência na CPI da Covid na última quarta-feira (7) pelo presidente da Comissão, o senador Omar Aziz. Os advogados ainda apontaram a ação do senador um abuso de autoridade.

“A prisão foi ilegal, vez que decretada em razão de mera divergência de versões, sem que se comprovasse qualquer falsidade; e abusiva, pois imposta com o claro intuito de constranger”, diz um trecho da nota.

Leia mais: CPI: após pagamento de fiança, Roberto Dias vai responder em liberdade

Os advogados iriam tentar recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de habeas corpus. No entanto, não foi necessário, pois Dias foi liberado após pagar uma fiança de R$ 1.100. De acordo com o delegado, o crime de perjúrio, ou seja, falso jurando à CPI, não é necessário para prisão preventiva ou condução ao presídio antes da audiência de custódia.

Veja a nota:

“A defesa de Roberto Ferreira Dias esclarece que ele é, há mais vinte anos, funcionário público de carreira exemplar. Compareceu perante a Comissão Parlamentar de Inquérito, na data de ontem, com o intuito de esclarecer a verdade – o que fez. Sua prisão, por inexistente flagrante de igualmente inexistente crime de falso testemunho, representa triste marco na história democrática de nosso país. A prisão foi ilegal, vez que decretada em razão de mera divergência de versões, sem que se comprovasse qualquer falsidade; e abusiva, pois imposta com o claro intuito de constranger”.

(*) Com informações da Uol

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais:Facebook, Instagram e Twitter.