Deputada do PSOL vai entregar relatório da CPI da Covid à ONU

Fernanda Melchionna (PSOL-RS) quer denunciar o presidente à ONU por supostos crimes, como desmonte da política ambiental brasileira
Publicado em 24/10/2021 17:01
Deputada
Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

BRASÍLIA, DF – A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) vai entregar o relatório final da CPI da Pandemia no Senado ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH). O relatório pede o indiciamento de mais de 65 pessoas, incluindo o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Fernanda Melchionna estará em Genebra, Suíça, para participar da reunião do Grupo de Trabalho Intergovernamental de Composição Aberta do Conselho de Direitos Humanos da ONU. A psolista foi convidada pela organização The Left, que reúne membros de partidos políticos de esquerda com assento no Parlamento Europeu.

Leia mais: PSOL apresenta projeto para acabar com voto secreto na Câmara dos Deputados

Segundo a deputada, há um processo político importante em curso com o encerramento da CPI da Pandemia. Ela afirma que esse é o primeiro passo na luta pela responsabilização e condenação de Bolsonaro por “ter sabotado o combate à pandemia no país”.

“Queremos que Bolsonaro – que está à frente de um governo rejeitado pela maioria da população – pague por seus crimes. Por isso, faremos um chamado internacional em Genebra para alertar que Bolsonaro, como um dos principais representantes da extrema-direita no mundo, é um perigo para todos os países do planeta”, salientou Fernanda.

Outras denúncias

A parlamentar ainda quer apresentar ao ACNUDH uma série de denúncias contra o presidente. Entre os supostos crimes, estão o desmonte da política ambiental, o aumento dos feminicídios e da violência contra a mulher, ataques ao aborto legal e até o veto à distribuição gratuita de absorventes. Melchionna ainda incluiu na lista de denúncias o projeto de lei 1595/19, sobre nova lei de combate a organizações criminosas.

A previsão para a participação de Fernanda Melchionna na reunião do grupo de trabalho é na próxima terça-feira (26).

Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter

Compartilhar:
Acompanhe em tempo real por meio das nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter.

+ NOTÍCIAS