Manaus, 28 de abril de 2024
×
Manaus, 28 de abril de 2024

Cenário

Deputadas do Amazonas repercutem caso Mari Ferrer e pedem justiça

Outro parlamentares do Amazonas, como Marcelo Ramos e Eduardo Braga, também se pronunciaram sobre o caso

Deputadas do Amazonas repercutem caso Mari Ferrer e pedem justiça

O caso da influencer Mariana Ferrer, de 23 anos, tem gerado muita revolta nas redes sociais nesta terça-feira (3). Anônimos e famosos, além de políticos em todo país aderiram às manifestações em favor de Mariana. Entre eles, a bancada feminina da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Em sua página oficial, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) fez várias postagens com trechos do julgamento envolvendo a vítima e o empresário André de Camargo Aranha, acusado de estuprar a jovem promoter em uma festa que ocorreu em 2018.

As imagens foram divulgadas pelo jornal The Intercept Brasil e mostra trechos da vítima sendo humilhada pelo advogado de defesa de Aranha. “Eu: Mulher; Meu país: me mata, me estupra, me faz ser culpada pelos crimes dos quais sou vítima.”, escreveu em uma das postagens.

Em outra publicação, a deputada que é presidente da Comissão da Mulher da Aleam alertou que a sentença dada ao caso de Mariana Ferrer reforça o medo das mulheres em denunciar crimes como o de estupro. 

A deputada estadual Mayara Pinheiro (PP) também usou as redes sociais e comentou:

Outra que reforçou o coro de indignação envolvendo a sentença inédita no Brasil foi a deputada estadual Joana Darc (PL). Ela usou um banner como os dizeres: Não existe estupro culposo!.

Outros parlamentares do AM

Em suas redes sociais, o deputado federal Marcelo Ramos (PL) também escreveu que no dia em que se comemora uma conquista importante para as mulheres, o direito ao voto feminino, a Justiça catarinense cria o “estupro culposo” e com apoio da promotoria.

“Sem o amparo deste crime na lei brasileira, o réu foi absolvido. O vídeo da audiência na internet parece um show de horrores contra a vítima, e revolta a todos nós, operadores do Direito, mulheres e a sociedade brasileira. Esperamos uma resposta firme do CNJ que reverta esse absurdo.”, diz em em um trecho.

O senador Eduardo Braga (MDB) foi outro parlamentar do Amazonas que repercutiu o caso da influencer em sua página oficial. Braga subiu a tag #EstuproCulposoNãoExiste e repudiou o julgamento, que segundo ele, “não pode e nem deve passar como um episódio corriqueiro”.

Gilmar Mendes cobra apurações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes criticou os envolvidos no julgamento do caso de estupro de Mariana Ferrer.

“As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram”, comentou Gilmar, em seu Twitter.

Leia mais: Ministro Gilmar Mendes, pede apuração sobre ‘Caso Mariana Ferrer’