Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Manchete

Deputado quer que TCE-AM explique reajuste salarial dos servidores

Deputado quer que TCE-AM explique reajuste salarial dos servidores

Foto: Danilo Mello/Aleam

Deputado José Ricardo (Foto: Danilo Mello/Aleam)

O líder do PT na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), deputado José Ricardo Wendling, protocolizou na terça-feira (19) requerimento convocando o presidente do TCE, conselheiro Ari Moutinho Júnior, para prestar esclarecimentos sobre os recursos que serão utilizados para o reajuste salarial retroativo a junho de 2016, bem como sobre a contratação de pessoal, por meio de cooperação técnica com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES).

O reajuste está contido no Projeto de Lei N° 156/17, que prevê aumento de 9,8% nos salários dos servidores ativos, inativos e pensionistas do Tribunal de Contas do Estado (TCE), encaminhado pelo presidente deste tribunal.

José Ricardo acredita que faltam explicações, já que o Governo do Estado e outras instituições queixam-se da falta de recursos para o cumprimento de suas obrigações, inclusive, de reajustar o salário dos professores, policiais, servidores da saúde e demais trabalhadores.

“Não sou contra o reajuste,mas o presidente precisa esclarecer a situação orçamentária da instituição. Será que o TCE é a única instituição no Estado com dinheiro sobrando?”, disparou José Ricardo.

Outro questionamento feito pelo parlamentar no requerimento diz respeito à contratação de novas pessoas para atuarem no TCE, por meio da AADES. Ele diz que o presidente precisa explicar a necessidade de mais pessoas trabalhando no Tribunal.

“Já venho pedindo esclarecimento do presidente sobre isso, por meio de documento, mas ele não responde, parece que tem algo a esconder. Espero que a Mesa Diretora faça a convocação do presidente, porque o TCE é um órgão auxiliar do Poder Legislativo, portanto, nos deve prestação de contas”, concluiu o parlamentar.

Com informações da assessoria