Manaus, 9 de maio de 2024
×
Manaus, 9 de maio de 2024

Política

Deputados aprovam LDO 2020 por unanimidade

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estima um orçamento de R$ 18,6 bilhões para o próximo ano. A matéria foi aprovada após uma manhã de tensão no plenário.

Deputados aprovam LDO 2020 por unanimidade

Votação da LDO 2020 aconteceu no período da tarde (Foto: Aleam)

Aprovada por unanimidade, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo do Estado para 2020 estima um orçamento para o próximo ano de R$ 18,6 bilhões.

A matéria foi aprovada em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), após uma manhã inteira de embates, bate-bocas e tensão por conta das votações do pacote de projetos do Executivo, em que corta despesas na administração pública e congela salários de servidores para os próximos 2 anos.

Os deputados aprovaram ainda outras matérias, como a criação da Frente Parlamentar Cristã da Assembleia Legislativa, o relatório do Plano Plurianual 2016/2019, além de uma proposta que concede título de cidadão amazonense ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, de autoria conjunta dos deputados Belarmino Lins, Dermilson Chagas, ambos do PP e Wilker Barreto (Podemos).

Com a aprovação da LDO 2020, a matéria vai a sanção do governador Wilson Lima (PSC) e, os 24 deputados estaduais poderão entrar em recesso parlamentar, que inicia na próxima segunda-feira (15).