Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Cenário

Deputados do AM celebram 7/9; Débora diz que ‘não há o que comemorar’

A maioria dos parlamentares da Aleam se manifestaram positivamente em suas redes sociais acerca do Dia da Independência do Brasil.

Deputados do AM celebram 7/9; Débora diz que ‘não há o que comemorar’

(Foto: Aleam/Divulgação)

Manaus (AM) – Há 201 anos atrás, o Brasil tornava-se independente de Portugal, data que é celebrada anualmente como feriado nacional e desperta o sentimento de patriota dos cidadãos, entre eles, a classe política.

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) não deixaram passar a data e, em sua maioria, fizeram publicações comemorativas do dia 7 de setembro.

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), fez um post no Instagram afirmando que a data é lembrada para celebrar as conquistas do povo brasileiro, que construiu sua própria cultura e sua própria identidade nacional.

“Amar a nossa pátria significa afeto para com o país onde nascemos e vivemos com o desejo de que tudo de bom possa acontecer com o país. Implica em trabalhar para defender os interesses do povo e o bem-estar de todos os cidadãos”, disse Cidade em uma publicação de vídeo.

Carlinhos Bessa (PV), vice-presidente da Aleam, defendeu a união pelo Brasil, pelo povo e por um futuro melhor. “Vamos avançar juntos, com determinação e esperança!”

Símbolo da independência e identidade nacional

Felipe Souza (Patriota) disse que a data de 7 de setembro é símbolo da independência e identidade nacional. O deputado ainda compartilhou curiosidades e informações sobre a data comemorativa.

“Em 1822, nesse mesmo dia, o então príncipe regente Dom Pedro proclamou a independência do Brasil às margens do rio Ipiranga, em São Paulo. O ‘Grito do Ipiranga’ simboliza o rompimento dos laços coloniais com Portugal, tornando o Brasil uma nação independente. A partir desse momento, Dom Pedro I se tornou o primeiro imperador do Brasil, estabelecendo o Império Brasileiro”, lembrou o deputado.

Porém, nem todos disseram ter razões para comemorar. A aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a deputada Débora Menezes (PL), aderiu ao movimento de “luto” ao 7 de setembro, o qual os apoiadores de Bolsonaro dizem “não ter o que comemorar” com esse dia.

Em publicação nas suas redes sociais, a parlamentar postou o vídeo de um discurso de Jair Bolsonaro referente ao 7 de setembro para “relembrar” a época que o direitista era presidente. Na legenda, Débora dia que “não há o que comemorar apenas relembrar a época que tínhamos um verdadeiro Presidente, que despertou em todos nós brasileiros, o sentimento de amor à Pátria e que defendia, acima de tudo, a liberdade do povo brasileiro”.

O deputado Delegado Péricles (PL), que também faz oposição aos partidos de esquerda e, frequentemente, critica as ações do Governo Lula III se limitou a publicar um vídeo nos stories, com um trecho do Hino Nacional. “Dos filhos deste solo, és mãe gentil, pátria amada Brasil”.

LEIA MAIS: