Manaus, 10 de maio de 2024
×
Manaus, 10 de maio de 2024

Coluna AM1

Deputados e senadores do AM evitam polêmica sobre a ‘Abin Paralela’

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta terça-feira (20) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Deputados e senadores do AM evitam polêmica sobre a ‘Abin Paralela’

Polêmica

A bancada federal do Amazonas no Congresso Nacional parece não querer se envolver na briga entre bolsonaristas e lulistas e evitam tocar no assunto da “Abin Paralela” – criada com o intuito de espionar Lula e seus aliados. Dos 11 parlamentares do Amazonas, apenas um deles – o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) – tem se pronunciado sobre o tema e saiu em defesa do ex-presidente Bolsonaro (PL), que é um dos principais alvos da operação da Polícia Federal (PF) que investiga a atuação da Abin durante o ex-governo.

Deu ruim

A deputada estadual Joana Darc (UB) pode ter deixado de agir de acordo com o princípio da impessoalidade no serviço público ao ter homenageado a sua obstetra durante uma sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nessa segunda-feira (19). A homenagem não foi bem recebida pelo público, que bombardeou a deputada com comentários nas redes sociais repudiando a ação. Agora falta a deputada fiscalizar as unidades de saúde do Estado. Será que Joana terá o segundo filho em uma unidade de saúde pública ou vai recorrer aos serviços privados onde a obstetra dela dedica boa parte dos seus atendimentos?

À espera

Joana Darc informou, por meio de suas redes sociais, que pode dar à luz à filha a qualquer momento e, nesse momento, precisa focar na saúde dela e de sua bebê. Ao Portal AM1, a deputada estadual informou que fará uso da licença maternidade, mas não se licenciará do mandato, ou seja, não abrirá mão de sua vaga na Aleam, mesmo que provisoriamente, enquanto estiver no período de resguardo e amamentação.

Mesmice

Sabe o que os senadores do Amazonas têm em comum? O mesmo discurso de reconstrução da BR-319. Entra governo, sai governo, os caras enricam no poder, criam cabelos brancos, mas o discurso não muda e a rodovia continua a mesma: um verdadeiro lamaçal. Nesta terça-feira (20), mais um pronunciamento, desta vez de Plínio Valério, voltando a afirmar que nenhuma árvore sequer será derrubada para que a BR-319 seja pavimentada. De quebra, o senador aproveitou para atacar as ONGs: “não podemos ficar reféns de ONGs internacionais e de ambientalistas que impedem nosso desenvolvimento”. Agora a culpa é das Ongs? Afinal, quem manda na BR-319?

Investigação

Depois de o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acionar a Polícia Federal (PF) para investigar a disseminação de fake news associando sua voz a um áudio difamatório aos professores, chegou a vez do secretário de Comunicação, Israel Conte, procurar a Polícia Civil do Amazonas para registrar Boletim de Ocorrência por ameaças e chantagens que, segundo ele, vem sofrendo por meio ataques em suas redes sociais. A tipificação do crime no registro da ocorrência consta como injúria. Conforme veiculado pela imprensa local, Israel teve o nome associado ao não pagamento de alguns portais de notícias na capital e supostamente teria beneficiado sites em Parintins. São, justamente, essas informações que Israel quer saber a origem e identificar o autor, por isso, recorreu à polícia. Procurado pelo Portal AM1, o secretário não quis comentar sobre a denúncia.

Pianinho

Depois de falar em “reestatizar a concessionária Amazonas Energia” e criticar duramente a empresa por causa da instalação de medidores aéreos, o deputado estadual Sinésio Campos (PT), presidente da CPI da Amazonas Energia na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), disse, nesta terça-feira (20), que as decisões judiciais devem ser cumpridas. O posicionamento do deputado é sobre a liminar conquistada pela empresa no Supremo Tribunal Federal (STF) que autoriza a retomada da instalação dos novos medidores na capital amazonense. Curioso é que no ano da eleição, Sinésio movia céus e terras para impedir a instalação dos medidores, e agora que tá reeleito muda o tom da conversa para “amigável”. Vai vendo, eleitor, em quem você deposita seu voto.

Trio ‘fantástico’

A foto em que reúne o ex-prefeito de Coari, Adail Pinheiro e os deputados federais Átila Lins (PSD) e Adail Filho (Republicanos) merecem um quadro pintado à mão. Que belezura, hein?! Três parlamentares que já receberam muito dinheiro dos cofres públicos e tiveram bastante tempo para mudar a vida dos eleitores. A pergunta que não quer calar: mudaram para pior ou para melhor a vida do pobre eleitor? O registro do encontro entre os três políticos ocorreu nesta terça-feira (20) na capital federal, Brasília, onde Adail busca apoio para tentar um retorno ao comando da Prefeitura de Coari.

adail-pinheiro-arila-lins-adail-filho-foto-instagram

(Foto: Reprodução/Instagram/Adail Filho)

Novela

Já estamos à beira da eleição e o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) ainda dá esperanças ao ex-vereador Isaac Tayah (DC) de retomar uma cadeira na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Mas, será que vale a pena agora, nos 45 minutos do segundo tempo? Hoje, a Justiça Eleitoral decidiu suspender, mais uma vez, o julgamento do recurso que pode cassar o mandato do vereador Antônio Peixoto (Agir). A ação gira em torno de possíveis candidaturas “laranjas” nas eleições municipais de 2020.

Pedido negado

Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, negou pedido da defesa de Bolsonaro para adiar seu depoimento à Polícia Federal (PF) no caso que apura uma suposta organização criminosa para elaborar um golpe de Estado. Segundo Moraes, o investigado não tem razão ao afirmar que não lhe foi garantido o acesso integral a todas as diligências e provas juntadas aos autos, “bem como, não lhe compete escolher a data e horário de seu interrogatório”. O depoimento está mantido para esta quinta-feira (22).

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI