Manaus, 4 de maio de 2024
×
Manaus, 4 de maio de 2024

Cenário

Desafio é grande para Rodrigo Guedes conseguir abertura da CPI do Transporte Público

É preciso, ao menos, de 14 assinaturas entre os 41 vereadores, mas, até o momento, Guedes só conta com o apoio de dois colegas: Carpê e William Alemão

Desafio é grande para Rodrigo Guedes conseguir abertura da CPI do Transporte Público

Foto: Divulgação/CMM

Manaus (AM)- Após o fim das investigações da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Águas de Manaus, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) propôs a criação de uma nova CPI, mas, desta vez, para investigar o transporte público na cidade.

Porém, o parlamentar tem um grande desafio pela frente: conseguir a aprovação da comissão diante da base aliada do prefeito David Almeida (Avante) no Legislativo municipal.

Hoje, o prefeito de Manaus tem uma base muito forte na Câmara Municipal de Manaus (CMM), inclusive, se fortaleceu ainda mais quando seus aliados conseguiram ficar à frente das principais comissões da CMM. Por conta dessa forte aliança, Guedes tem um grande “empecilho” para conseguir instalar a CPI.

Guedes é um dos poucos parlamentares que fazem oposição à Prefeitura de Manaus, e já foi autor de várias críticas a David Almeida – a última foi sobre o aumento de funcionários na recriação do Procon Municipal, proposta do Executivo municipal aceita na CMM.

O parlamentar diz que recebeu várias denúncias por parte da população sobre as condições do transporte coletivo de Manaus e isso o motivou a apresentar o requerimento no qual pede a instalação da comissão para apurar essa denúncias, mas, até a noite da última quarta (31), o pedido recebeu apenas três assinaturas.

“Manaus tem um dos piores serviços de transporte coletivo do país, e agora, com uma tarifa altíssima para as condições dos ônibus que circulam em Manaus. Temos coletivos nas ruas que rodam há mais de uma década, em condições extremamente precárias”, disse Guedes por meio de nota.

Para que o pedido seja apresentado no plenário, é preciso ter ao menos 14 assinaturas de vereadores, algo que é difícil na atual conjuntura, “mas nós temos que tentar”, afirmou Rodrigo Guedes ao Portal AM1.

“Não acho impossível. É muito difícil, mas não considero impossível. É óbvio que instalar uma CPI após a outra torna-se mais difícil ainda, mas a gente não pode se omitir, né?”, frisou o vereador.

Questionado sobre como pretende convencer os demais vereadores a assinarem, ele disse que, se a população “pressionar”, outros parlamentares serão obrigados a dar “uma resposta para a população”.

Vale lembrar que o pedido sucede há menos de uma semana desde que foi apresentado o relatório final da CPI da Águas de Manaus, na qual trouxe um resultado positivo para os manauaras com a diminuição de 25% na taxa de esgoto.

Questionado pelo Portal AM1 sobre o que achava da proposta, o presidente da CMM, vereador Caio André (PSC), disse que apesar de não ter recebido o documento, ainda, acredita que muitos serviços precisam ser investigados, mas não sabe se “cabe uma Comissão Parlamentar de Inquérito”.

“Eu ainda não tive acesso ao documento […]. Estamos aguardando o documento, quero receber. Ele enviou no grupo de WhatsApp na tarde de terça, e vou analisar direitinho. Penso que muitos serviços precisam ser investigados, mas não sei se cabe uma CPI no Transporte. Para saber, vou analisar a documentação”, destacou.

Além de Guedes, vereadores Capitão Carpê (Republicanos ) e William Alemão (Cidadania) são os únicos que já assinaram o documento.

LEIA MAIS: