Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Cidades

Desembargadores do TJAM participam de evento em comemoração aos 20 anos do CNJ

O evento acontece na cidade de Foz do Iguaçu (PR), foi aberto na noite de quarta-feira (17/04) e prossegue até esta sexta-feira (19).

Desembargadores do TJAM participam de evento em comemoração aos 20 anos do CNJ

Desembargadores do TJAM - (Foto: Chico Batata/TJAM)

Manaus (AM) – A presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha, a vice-presidente, desembargadora Joana dos Santos Meirelles, e os desembargadores Lafayette Carneiro Vieira Júnior e Vânia Maria Marques Marinho participam do evento “Presente, Passado e Futuro – Um resgate histórico em comemoração aos 20 anos da existência do Conselho Nacional de Justiça(CNJ)”. Realizado pela Escola Judicial do Paraná (Ejud/PR) e pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), o evento acontece na cidade de Foz do Iguaçu (PR), foi aberto na noite de quarta-feira (17/04) e prossegue até esta sexta-feira (19).

Durante a programação, será realizado o resgate histórico dos projetos e das ações institucionais do Conselho, bem como a análise dos principais feitos de cada gestão, da Presidência do CNJ e da Corregedoria Nacional de Justiça.

A abertura oficial do evento aconteceu na noite de quarta-feira (17), com fala do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, em transmissão de vídeo.

O ministro Barroso destacou que o CNJ foi idealizado para promover o aprimoramento do sistema de Justiça em benefício da sociedade, por meio de políticas judiciárias e do controle administrativo, financeiro e processual, tendo, no decorrer desses 20 anos, introduzido significativos avanços na organização e no funcionamento do Judiciário. “O Conselho foi um marco na construção de um judiciário mais cidadão e de um Brasil mais republicano e democrático. Avançamos, mas ainda há um longo caminho a percorrer”, completou.

Nesta quinta-feira (18), segundo dia de evento, acontece a apresentação de painéis sobre as gestões dos ex-presidentes do CNJ, ministro Nelson Jobim, primeiro a sentar na cadeira da presidência do Conselho, ministra Ellen Gracie, ministros Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Ayres Brito, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, ministra Carmen Lúcia.

Na sexta-feira (19), último dia da programação, haverá o lançamento dos livros: “Direito, Ação e Jurisdição – Estudos em homenagem à Ministra Rosa Weber” e “O Poder Regulamentar do CNJ” e, mais tarde, os painéis sobre as gestões Dias Toffoli, Luiz Fux e ministra Rosa Weber.

No final da tarde de sexta-feira, a atual gestão do CNJ, do ministro Luís Roberto Barroso, será tema do painel “CNJ HOJE”; em seguida, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, falará sobre as perspectivas de futuro do CNJ.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS: