Manaus, 12 de maio de 2024
×
Manaus, 12 de maio de 2024

Cidades

Devido à seca, mais de 100 golfinhos morrem no Lago de Tefé

Especialistas afirmam que a alta nas temperaturas da águas dos rios cooperam para a morte dos mamíferos.

Devido à seca, mais de 100 golfinhos morrem no Lago de Tefé

Boto (Foto: André Kumark/Instituto Mamirauá)

Manaus (AM) –  O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) registrou a morte de mais de 100 golfinhos no Lago de Tefé. Uma das possíveis causas para essa situação é o período de estiagem, a seca.

A estiagem resulta na diminuição dos níveis dos rios do Amazonas – o que causa uma série de desafios ambientais, entre eles, a morte em massa de peixes, incluindo a dos botos.

Conforme nota divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto, desde o dia 23 deste mês “tem ocorrido um evento incomum de mortandade de golfinhos”. Por conta de toda a situação, o IDSM tem feito ações com outros órgãos a fim de minimizar todo o problema.

“Ainda é cedo para afirmarmos a causa deste evento, mas de acordo com nossos especialistas, certamente, está associado ao período de estiagem e à alta da temperatura na água do Lago de Tefé, que em alguns pontos está ultrapassando a marca de 39°C!”, diz a nota.

Monitoramento

O IDSM ainda informou que trabalha no monitoramento dos animais vivos, bem como no recolhimento de carcaças dos peixes, golfinhos e botos mortos.

“Coleta de amostras para análise de doenças e da água, e monitoramento das águas do Lago de Tefé, incluindo a temperatura da água e da batimetria dos trechos críticos”, diz o comunicado.

As ações também contam com o apoio local do ICMBIO, Prefeitura de Tefé, Secretaria do Meio Ambiente Conselho Municipal (Condema), Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente e Exército.

LEIA MAIS: