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Brasil

Dia do Consumidor: como se proteger de golpes virtuais e digitais

Proteção aos direitos do consumidor - sempre o tema principal da data

Dia do Consumidor: como se proteger de golpes virtuais e digitais

Golpes envolvendo Pix e bancos virtuais são bem comuns (Foto: Marcelo Casall/ Agência Brasil)

MANAUS – Celebrado a cada 15 de março, o Dia do Consumidor costuma ser elencado pelo comércio varejista como uma data que só fica atrás, em grau de importância, da Black Friday.

As promoções e operações “limpa nome” costumam ser comuns nas lojas, mas o tema da data sempre foi a proteção aos direitos do consumidor. E agora mais ainda com a inclusão dos golpes digitais.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos, publicou em sua página algumas dicas para prevenção contra os golpes no comércio e prestação de serviços.

Confira a seguir um pequeno guia para não cair nos golpes digitais mais comuns. E caso caia, saiba como remediá-los.

Golpe do WhatsApp

Como funciona: o golpista se passa por uma pessoa conhecida, principalmente parente próximo, pelo WhatsApp e pede dinheiro via Pix para a vítima.

O que fazer: O primeiro passo é desconfiar. Caso entrem em contato com você para resolver um problema do seu anúncio on-line, por exemplo, fale diretamente com o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da empresa, por telefone ou e-mail, para checar se aquele contato é verdadeiro. É importante dizer que empresas como OLX, Mercado Livre, WebMotors, entre outras, não costumam fazer ligações pedindo códigos de confirmações para que o anúncio seja aprovado.

Além desse cuidado, nunca compartilhe dados pessoais, códigos ou faça transferências sem confirmar a identidade da pessoa. Lembre-se que golpistas podem ter acesso a WhatsApp de conhecidos, se passando por eles.

Para ter certeza que não está caindo em um golpe, peça para a pessoa te responder por áudio ou te ligar, por exemplo. Se ela não te responder, e ainda estiver desconfiado, telefone – não pelo aplicativo – para avisar a possível vítima.

Golpe do cartão por aproximação

Como funciona: o golpista aproxima a máquina de cartão do seu bolso ou carteira com valores altos, mas que não exigem senha, para poder roubar seu dinheiro pela tecnologia de aproximação do cartão. Ocorre principalmente em locais mais cheios, como em um show ou no Carnaval.

O que fazer: A forma mais simples e direta de evitar o golpe é bloquear a tecnologia de pagamento por aproximação. Porém, se você quiser manter essa facilidade, coloque, pelo menos, a exigência de senha para pagamentos em qualquer valor.

Alguns cartões fornecem a opção de desabilitar e habilitar a aproximação. Assim, sempre que quiser, quando for em algum evento, por exemplo, pode desabilitar a função e voltar com ela depois.

Há também a possibilidade de algumas carteiras e bolsas mais tecnológicas que permitem o uso de um sistema chamado RFID que bloqueia o acesso do cartão pela maquininha e evita esse golpe.

Alguns cartões exigem a senha para valores mais altos, acima de R$ 100, por exemplo, exatamente para evitar golpes. Porém, um golpista pode passar várias vezes valores de R$ 90 no seu cartão e você nem perceber. O ideal é pôr senha para qualquer valor.

Com essas dicas, você evita com que golpistas utilizem essa tecnologia para poder aplicar golpes em você. Além disso, se você perder o cartão ou for roubado, o criminoso também vai ter dificuldades em poder utilizar o seu cartão para fazer compras, já que ele vai estar com senha ou com a função desativada.

Golpe da maquininha de cartão

Como funciona: o golpista frauda a maquininha de cartão com basicamente dois objetivos: passar um valor acima do que aparece na tela ou clonar os dados do seu cartão. Assim, ele consegue um valor a mais do que você pagou ou pega os seus dados para fazer compras futuras.

O que fazer: A dica essencial para não cair nesse golpe é muito simples e quase ninguém faz: sempre peça a sua via do comprovante de pagamento. Nela vão aparecer todas as informações corretas. Então, se você pagou um valor a mais, ali na hora você vai saber que está errado. Se o seu cartão foi clonado, o comprovante traz todos os dados da loja que você fez a compra e aplicou o golpe. Assim você vai ter a prova necessária para apresentar à polícia e ao seu banco para resolver o problema.

Outras dicas são: permita a comunicação via SMS, use o cartão apenas em estabelecimentos de confiança; ao perceber o golpe, bloqueie imediatamente o seu cartão e busque seus direitos na Justiça. (Fonte: Idec)

Onde buscar seus direitos de consumidor em Manaus:

Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/AM

E-mail: conumidor@oabam/am

Telefone: (92) 9 9286-3958

Instituto de Defesa do Consumidor PROCON-AM

E-mail: [email protected]

Telefone 0800 092 1512 / 3215-4009

Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam

Telefone (92) 3183-4451

Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus

Telefone (092) 3303-2935

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