Manaus (AM) – O aumento de motociclistas realizando direção perigosa nas vias públicas de Manaus, como “dar grau”, tem despertado preocupação entre especialistas e autoridades. A prática que consiste em empinar a motocicleta ou realizar acrobacias em alta velocidade coloca em risco não apenas quem a realiza, mas também passageiros e outros motoristas.
Na última semana, um motociclista foi flagrado realizando manobras perigosas na Ponte Rio Negro, um dos principais acessos à cidade, onde o tráfego de veículos é intenso. Esse não é o primeiro incidente envolvendo esse motociclista. Ele já havia sido detido anteriormente por pilotar imprudentemente na avenida das Torres, sendo registrado e prestando esclarecimentos na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
Mesmo após a detenção, ele segue publicando vídeos nas redes sociais, incentivando as manobras arriscadas e desafiando as leis de trânsito, mostrando a crescente normalização de comportamentos perigosos entre jovens motociclistas, que buscam reconhecimento nas redes.
Veja:
Os riscos para todos na via
Para Felipe Nogueira, advogado especialista em direito do trânsito, manobras como o “dar grau” comprometem a segurança coletiva.
“Essas ações reduzem drasticamente o controle do veículo e aumentam as chances de acidentes fatais. Além disso, é uma infração gravíssima segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), passível de multa e suspensão da CNH”, explica.
Ele também ressalta que os condutores que dirigem de forma defensiva podem reduzir os riscos.
“A recomendação é sempre manter uma distância segura de motociclistas que aparentem comportamento imprudente. Além disso, estar atento ao ambiente ao redor pode evitar colisões em caso de manobras inesperadas”, diz.
Orientações para condutores
Especialistas destacam que dirigir defensivamente é a melhor forma de se proteger em situações de risco. Isso inclui:
- Distância segura: manter uma margem suficiente entre seu veículo e motocicletas próximas;
- Atenção redobrada: observar o comportamento dos motociclistas no trânsito e antecipar possíveis reações;
- Evitar confronto: caso presencie condutores imprudentes, o ideal é se afastar e, se possível, reportar às autoridades.
“Além de garantir sua própria segurança, essas ações colaboram para a prevenção de acidentes mais graves”, reforça Nogueira.
Ações do Detran-AM e fiscalização
Diante do aumento das práticas de direção perigosa, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) intensificou fiscalizações em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil. Recentemente, operações em bairros como Alvorada e Distrito Industrial resultaram na remoção de 139 motocicletas e na autuação de centenas de condutores.
“Quando aplicamos as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), salvamos vidas, tendo em vista que impedimos que os condutores pratiquem manobras arriscadas em vias públicas da cidade”, destacou Wendell Waughan, diretor-presidente do Detran-AM.
Além das medidas repressivas, o órgão aposta em campanhas educativas voltadas para jovens condutores, grupo que mais adere às práticas de “dar grau”. O coordenador-geral de Fiscalização, Arthur Cruz, destacou que essas iniciativas visam não apenas punir, mas conscientizar.
“Essas ações serão intensificadas por determinação do Governo do Amazonas para que, assim, possam reduzir o número de acidentes viários e manter a paz e a tranquilidade para os cidadãos de bem”, finaliza.
LEIA MAIS:
- Arthur Neto defende Tarcísio: ‘Quem critica tem algum problema na cabeça’
- MPAM aponta omissão do prefeito de Uarini por não fornecer documentos da gestão
- Nicson Marreira pretende gastar R$ 4,5 mi com empresa de alimentação para comprar material escolar
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.