Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Política

Discurso de Alexandre de Moraes em cerimônia de diplomação promete punição ao extremismo

Moraes, mais uma vez, exaltou a lisura do processo eleitoral e das urnas eletrônicas, chamando de covardes os ataques antidemocráticos

Discurso de Alexandre de Moraes em cerimônia de diplomação promete punição ao extremismo

Alexandre de Moraes discursando em cerimônia de diplomação do Presidente da República. (Foto: Reprodução YouTube/TSE)

BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, discursou após a diplomação do presidente e vice-presidente eleito, nesta segunda-feira (12), em plenário no TSE.

Moraes exaltou a lisura do processo eleitoral e o encerramento de um ciclo democrático que completa 34 anos de estabilidade do estado democrático de direito desde a Constituição de 1988.

O ministro foi bastante enfático ao criticar os atos antidemocráticos, os discursos de ódio, as notícias fraudulentas e as famosas fake news disseminadas na internet.
 
“E os covardes ataques e violências pessoais aos seus membros e de todo o Poder Judiciário. É justo que nesse momento de agradecimento, em nome de toda a Justiça Eleitoral, eu o faça também no trabalho… um agradecimento no trabalho de organização e preparação do pleito eleitoral de 2022”, disse Moraes em discurso.

O presidente do TSE deixou claro que não importa qual seja o mecanismo do sistema eleitoral, urnas eletrônicas, voto impresso, voto por carta a democracia precisa e deve ser respeitada. 

Apontando aos  extremistas autoritários e criminosos, Moraes garantiu que eles não conhecem o Poder Judiciário brasileiro que possui coragem, força, serenidade e altivez; o presidente alerta que grupos extremistas que mentiram sobre eleições e promovem atos antidemocráticos serão identificados, “para que isso não retorne nas próximas eleições”.

Leia mais: Lula chora em diplomação e afirma que o povo recuperou a democracia

O presidente do TSE ressaltou que mais uma vez, como era de se esperar, ficou constatada a ausência de qualquer fraude, qualquer desvio ou problema nas eleições por meio das urnas eletrônicas.

Para finalizar Moraes cumprimentou diretamente os diplomados da cerimônia: “Desejo ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, em nome de toda a Justiça Eleitoral serenidade, êxito, paz e felicidades nessa nova missão”, finalizou Alexandre de Moraes.

Leia mais: Parlamentares do AM participam da diplomação de Lula em Brasília