Manaus, 2 de maio de 2024
×
Manaus, 2 de maio de 2024

Política

Discurso de Bolsonaro em ONU aborda corrupção, pandemia e guerra na Ucrânia

O presidente brasileiro abriu a sessão com discurso que durou cerca de 20 minutos.

Discurso de Bolsonaro em ONU aborda corrupção, pandemia e guerra na Ucrânia

Foto: Reprodução / TV Senado

Nova York, EUA – O presidente Jair Bolsonaro (PL)  participou, nesta  terça-feira (20), da 77ª abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York (EUA). Bolsonaro fez o discurso de abertura do evento.

Esta é a quarta vez que o presidente abre a Assembleia Geral das Nações Unidas

Em um dos momentos de sua fala, Bolsonaro fez um balanço da sua atual gestão, citou ações executadas durante a pandemia dizendo que “não poupou esforços para salvar vidas e preservar empregos”.

Jair Bolsonaro também falou sobre a corrupção fazendo alusão à gestão do ex-presidente Lula e disse que “extirpou a corrupção sistêmica que existia no país”.

Leia mais: Vídeo: homem tatua rosto de Lula e Bolsonaro lado a lado

Guerra na Ucrânia

Sobre a guerra entre Ucrânia e Rússia iniciada em fevereiro de 2022, Bolsonaro disse que o Brasil defendeu o “cessar-fogo imediato”. Vale lembrar que o presidente Bolsonaro teve um encontro com o presidente russo dias antes do início do conflito.

“Diante do conflito em si, o Brasil tem se pautado pelos princípios do direito internacional e da Carta da ONU. Princípios que estão consagrados também na nossa Constituição. Defendemos um cessar-fogo imediato, a proteção de civis e não-combatentes, a preservação da infraestrutura crítica para assistência à população e a manutenção de todos os canais de diálogo entre as partes em conflito”, declarou o presidente Bolsonaro.