Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Política

Do contra: Plínio é o único do AM a não votar pela reeleição de Pacheco no Senado

O senador Plínio Valério (PSDB) é o único dos três senadores do Amazonas que não votará em Pacheco.

Do contra: Plínio é o único do AM a não votar pela reeleição de Pacheco no Senado

(Foto: Agência Senado/Divulgação)

O senadores Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD) disseram que votarão em Rodrigo Pacheco (PSD/MG) para a presidência do Senado nesta quarta-feira (1°), quando o Congresso retorna com as atividades em Brasília. Já o senador Plínio Valério (PSDB) é o único, dos três senadores do Amazonas, que não votará em Pacheco.

A escolha do presidente do Senado será realizada no período da tarde, logo após a cerimônia de posse dos senadores.

O senador tucano, no entanto, opta por sair pela tangente e, mesmo não votando no candidato de Lula (PT), também não dará seu voto ao candidato Rogério Marinho (PL/RN), nome defendido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Plínio disse que votará em Eduardo Girão (Podemos-CE).

Ao defender o voto, Plínio disse gostar de Girão e acreditar que o cearense “seria um bom presidente”. Mas as chances de Girão ser eleito são pequenas diante da disputa entre Pacheco e Marinho que, numa estimativa de sondagem no Senado, devem alcançar 50 e 31 votos, respectivamente.

Ao defender a permanência de Pacheco na presidência, o emedebista disse que o atual presidente demonstrou liderança em defesa da democracia e das instituições antes mesmo da eleição.

“O Senado foi a primeira instituição pública, na pessoa do seu presidente, a reconhecer o resultado das eleições de 2022 – episódio que tem um simbolismo importante para o Brasil que estamos vivendo”, disse Braga.

Com voto declarado em Pacheco, Braga e Omar participaram, ontem (31), de um almoço junto a outros apoiadores do candidato à reeleição, organizado pelo senador Weverton Rocha (PDT-MA), em Brasília.

Outros 22 senadores participaram do evento, entre eles, o senador Samuel Araújo (PSD-RO), que declarou voto ao adversário de Pacheco.

Também no dia de ontem, Rogério Marinho procurou Girão para convencê-lo de sair da disputa, mas o cearense afirmou que manteria a candidatura.

Com 10 senadores formando a terceira maior bancada no Senado, o MDB se reuniu para oficializar apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco para a presidência da Casa. O ato foi confirmado pelo senador Eduardo Braga.

LEIA MAIS: