Manaus, 31 de agosto de 2026
×
Manaus, 31 de agosto de 2026

Política

É falso que site revelava voto de eleitores em 2022

O voto na urna eletrônica é protegido pelo sigilo e pela inviolabilidade, impedindo relacioná-lo à identidade do eleitor.

eleicoes-municipais-ainda-refl

Eleições. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Brasil – É falso que os supostos votos divulgados por um site nas Eleições 2022 sejam reais. Na época, circulou amplamente nas redes sociais um link para uma página chamada “Veja seu Voto”, apresentada como uma ferramenta capaz de mostrar em quem determinada pessoa teria votado. Nas publicações, uma simulação a partir do número do CPF indicava qual teria sido o voto da eleitora ou do eleitor. No entanto, a informação exibida não correspondia ao voto real, já que o site não tinha acesso a dados ou registros da Justiça Eleitoral. O armazenamento dos votos é feito de modo que nem mesmo a Justiça Eleitoral identifica em quem o eleitor votou.

Voto na urna é sigiloso

O voto registrado na urna eletrônica é protegido pelo sigilo e pela inviolabilidade, garantias estabelecidas pela Constituição Federal. Isso significa que não é possível relacionar um voto específico à identidade do eleitor que o registrou.

Como já esclarecido pela Justiça Eleitoral, não é possível identificar em qual candidato cada pessoa votou. O log da urna, registro das atividades de funcionamento do equipamento, pode ser consultado pelo Portal de Dados Abertos do Tribunal Superior Eleitoral. Esse registro, no entanto, não contém informações que permitam identificar o eleitor, como o número do título, nem dados sobre o voto.

Os votos são armazenados de maneira a impedir qualquer associação entre o eleitor e sua escolha. Nem mesmo a Justiça Eleitoral consegue identificar em qual candidato uma determinada pessoa votou.

(*) Com informações da assessoria

LEIA MAIS