Manaus (AM) – A Câmara Municipal de Manaus (CMM) foi palco de uma discussão acalorada na manhã desta terça-feira (6) entre os vereadores Gilmar Nascimento (Avante) e Capitão Carpê (PL). Gilmar resolveu criticar a Saúde do Estado para defender a Prefeitura de Manaus, que muito é atacada pela oposição.
Nascimento disse que a sua competência é ir aos hospitais ajudar pacientes que reivindicam melhorias na saúde e “não para filmar goteira”, como fez Capitão Carpê, quando visitou unidades básicas de saúde.
Mas o vereador de oposição não gostou do pronunciamento do colega e retrucou, dizendo que Gilmar não exerce a sua função plenamente, já que é aliado do Executivo municipal e se cala diante de pautas classificadas por ele como “relevantes”. Carpê disse, ainda, que o colega tem o “rabo preso” com o chefe do Executivo municipal, e, por isso, vota contra essas pautas.
“Vossa excelência falou de dois pesos e duas medidas, mas quando se trata de Prefeitura, vereador Gilmar, , com todo respeito, é totalmente incoerente. […] Eu não tenho o rabo preso com o prefeito. O vereador que está fazendo discurso, eu queria que fizesse o mesmo discurso quando fosse com problemas locais. Eu posso visitar qualquer unidade [de saúde] do Estado, mas eu queria que V. Ex.ª fizesse coro quando fosse para cobrar o prefeito de Manaus. Onde é que estava a V. Ex.ª, vereador Gilmar, quando eu apresentei requerimento para saber o nome das 10 mil ruas que seriam asfaltadas em Manaus?”, questionou Carpê.
O parlamentar também mencionou que Gilmar foi um dos primeiros a levantar a mão contra um requerimento seu que questionava um suposto pagamento a portais de notícias por meio da prefeitura. “O senhor foi o primeiro a levantar a mão. Ué, então, é uma cobrança direcionada? Pode cobrar o governo, mas não pode cobrar o prefeito de Manaus?”.
‘Como um gatinho’
Gilmar revidou as alegações de Carpê e afirmou não ter o “rabo preso com ninguém”. Ele disparou, ainda, críticas contra o ex-militar da PMAM, afirmando que nunca o viu cobrando o Estado pela estrutura policial atualmente e enfatizou que Carpê age como uma “leão contra o prefeito, mas é um gatinho com o governador”.
“Eu não acolho o depoimento de Vossa Excelência, nenhuma parte dele, vereador Carpê, porque [lhe] falta coerência. Primeiro que, eu não tenho rabo preso com ninguém. Eu nunca lhe vi defendendo, nesta Casa, os policiais que estão tombando na rua. V. Ex.ª, que tem esse relacionamento com o governador, devia defender os seus companheiros […] Isso que é incoerência, vereador! Aprovar requerimento, aqui, eu aprovo quando vejo que tem fundamento. Então, com todo respeito também, V. Ex.ª não defende a vossa categoria. V. Ex.ª tem uma fúria contra o prefeito; mas é um gatinho em relação ao governador!”, disparou.
Ao Portal AM1, Capitão Carpê ressaltou que Gilmar levou à tribuna pautas que não são da competência dos vereadores, mas do Estado. Questionado sobre a frase de Gilmar, que o acusou de agir como um “gatinho” contra o governador do Amazonas e como um “leão” contra o prefeito, o aliado de Alberto Neto (PL) disse que é Gilmar quem age dessa forma.
“Na verdade, a Câmara Municipal de Manaus tem o dever moral que é cobrar o prefeito e alguns vereadores que são da base; por não conseguirem fazer essa função, acabam atacando os vereadores que cobram. E quando a gente questiona algumas coisas, em se tratando de prefeitura, eles simplesmente votam contra e o vereador estava fazendo um discurso muito forte acerca de cobrança de governo, só que ele esquece que a função do vereador é justamente cobrar o prefeito. E nada impede ‘dele’ [sic] cobrar o governador, desde que cumpra com a sua função, contando que cumpra com a sua.”
LEIA MAIS:
- Gilmar Nascimento ironiza declarações de Alberto Neto sobre prefeito de Manaus
- Gilmar Nascimento e Rodrigo Guedes trocam farpas na CMM
- ‘Uma coisa sem vergonha’, dispara Gilmar Nascimento sobre show de Madonna
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.