Manaus, 25 de abril de 2024
×
Manaus, 25 de abril de 2024

Economia

Comércio amazonense reage em maio e avança 13,2%, diz IBGE

O resultado colocou o comércio varejista do Amazonas na posição intermediária entre as outras unidades da federação (13º).

Comércio amazonense reage em maio e avança 13,2%, diz IBGE

Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1

Seguindo a tendência da produção industrial do Amazonas que cresceu 17% em maio, o setor do comércio amazonense avançou 13,2% em relação a abril, segundo Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 8. Conforme dos dados, o bom desempenho foi puxado pelas vendas de peças, veículos e material de construção.

O resultado colocou o comércio varejista do Estado na posição intermediária entre as outras unidades da federação (13º). O melhor foi de Rondônia, com 36,8%, seguido do Paraná, com 20,0% e Goiás, com 19,4%. A média nacional foi de 13,9%.

Mas na comparação com maio do ano passado, a queda nas vendas do varejo no Amazonas atingiu -12,4%. Já o acumulado do ano, o setor apresentou queda de -3,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. Por outro lado, nos últimos doze meses, o indicador alcançou 6,1%.

Leia mais: Indústria do AM cresce 17% e registra terceiro melhor desempenho do país

“Essa comparação serve para afirmar que aparentemente o ‘fundo do poço’ nas vendas ocorreu em abril (-15,6%). Mas o desempenho negativo em 2020 aumentou em maio, indicando que o desempenho comparado deste ano com 2019 esta bem inferior. A tendência é que tenha melhora em junho, mas é necessário que a atividade se recupere das perdas dos primeiros meses”, avalia Ajalma Nogueira Jacques, representante do IBGE/AM.

Receita nominal 

Em maio, a receita nominal de vendas do comércio varejista amazonense, que não sofre a influência da inflação em seu cálculo, subiu 12,1%, frente a abril, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês de 2019, a receita caiu (-7,9%).

De acordo com o IBGE, no acumulado de janeiro a maio deste ano, a receita apresentou crescimento de 3,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já no acumulado dos últimos doze meses, o indicador alcançou 10,8%.

Comércio ampliado

Os dados também mostram que o volume de vendas do comércio varejista ampliado amazonense – acrescentado das vendas de veículos, peças e material de construção – subiu 19,3% frente a abril. Essa comparação, mostra as atividades potencializaram as vendas do comércio em maio.

Na comparação com o igual mês do ano anterior, o setor caiu (- 17,0%). No acumulado do ano, o setor apresentou queda (-7,7%), e alta de 1,8% nos últimos doze meses.