Manaus, 3 de maio de 2024
×
Manaus, 3 de maio de 2024

Economia

Lojas do Centro de Manaus sentem impacto do novo coronavírus

Segundo a CDL, as lojas já registram uma queda de 35% no número de clientes e, nos restaurantes, esse percentual chega a 75%

Lojas do Centro de Manaus sentem impacto do novo coronavírus

Com a baixa nas vendas, lojistas preveem um cenário de demissões e inadimplências (Foto: Márcio Silva)

A pandemia do novo coronavírus já começou a afastar diversos consumidores do Centro de Manaus. Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, (CDL), as lojas já registram uma queda de 35% no número de clientes e, nos restaurantes, esse percentual chega a 75%. 

“As pessoas ficam com medo de virem ao centro, medo de fazer suas compras. Como medida, a gente não pega mais na mão de ninguém, não tem contato físico e usamos o álcool em gel”, disse a vendedora Alice Ferreira, 38, funcionária de uma loja de confecções. 

Segundo o presidente da CDL, Raplh Assayag, com a baixa nas vendas, já é previsto um cenário de demissões e inadimplências, com isso, os lojistas tentam driblar a ameaça do coronavírus. 

“Estamos alertando os lojistas, não é uma obrigação, mas eles por contra própria estão determinando medidas. Alguns liberam mais cedo,  em outros casos, há funcionários trabalhando de casa, também estamos alertando sobre o grupo de risco”, afirmou Assayag.

 

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), os consumidores têm procurado evitar locais com aglomerações de pessoas. Mas para quem gera renda nesses locais, o efeito é negativo.

Por isso, mesmo inclusa no grupo de risco do coronavírus, a vendedora Conceição Sampaio, 69, permanece trabalhando no Centro. 

muito devagar desde a semana passada. Procuro usar máscara, o álcool em gel, porque a gente tem que se proteger, a gente atende todas as pessoas. Eu tô aqui porque eu tô precisando, tô devendo, aí tem que tá se arriscando”, lamentou. 

 

Leia também: Sem insumos, fábricas da ZFM paralisam por duas semanas

 

Medidas

Na quinta-feira, 19, o governador Wilson Lima anunciou novas medidas no combate à Covid-19, como o fechamento de academia e centros de ginásticas, além do cancelamento de viagens fluviais.

Veja também: Amazonas tem sétimo caso confirmado de coronavírus

Nesta sexta, 20, as aulas em todos os municípios do Amazonas foram suspensas pelo governador. No entanto, alunos da rede estadual de ensino ganharão aulas transmitidas por meio da TV Encontro das Águas.