Manaus, 16 de maio de 2024
×
Manaus, 16 de maio de 2024

Política

Eduardo Braga afirma que Ministério da Saúde tem muito a explicar à CPI

Senador garante que não vai politizar a Comissão, mas tem o dever de informar à população sobre erros do governo federal

Eduardo Braga afirma que Ministério da Saúde tem muito a explicar à CPI

MANAUS, AM –  O senador Eduardo Braga (MDB) disse, em entrevista compartilhada em suas redes sociais, que o ex-ministro Eduardo Pazuello e o atual ministro Marcelo Queiroga terão de explicar nesta semana, na CPI da Covid, os motivos que levaram as capitais a ficar sem a segunda dose da vacina contra a Covid. “Esse é mais um  equívoco grave do Ministério da Saúde. Sem ter segurança, o ministério mais do que incentivou e estimulou, o ministério autorizou as prefeituras a não guardarem a segunda dose.”

Leia mais: CPI da Covid: Depoimento de Pazuello na quarta-feira é o mais aguardado e temido

A falta de vacinas suspendeu inclusive em Manaus a aplicação da primeira dose agendada por milhares de pessoas, levando a CPI a criar uma força-tarefa que vai mirar o ex-ministro Eduardo Pazuello e o atual ministro Marcelo Queiroga nos depoimentos desta semana. Pazuello será interrogado na quarta-feira e Queiroga na quinta-feira. “A CPI não pode cair na armadilha de querer politizar esta CPI. A CPI tem de manter isenção, imparcialidade e objetividade no enfrentamento da pandemia.” Nesta terça-feira os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich abrem as rodadas de depoimentos.

Tratamento precoce e sem comprovação científica também estão na lista de prioridades dos depoimentos. “Não podemos perder o compromisso a verdade e com as vidas e por outro lado observas as possíveis omissões e erros que possam ter tomado em qualquer esfera de Governo. Nós queremos informar e não desinformar à população.”