Manaus, 19 de março de 2025
×
Manaus, 19 de março de 2025

Coluna AM1

Eduardo Braga e a BR-319: o disco riscado da política amazonense

Confira a coluna de política do Portal Amazonas1 publicada nesta quarta-feira (19) e assinada pelo jornalista e editor-chefe Isac Sharlon.

Eduardo Braga e a BR-319: o disco riscado da política amazonense

Reeleição

Entra ano e sai ano, e o senador Eduardo Braga (MDB) continua tocando o mesmo disco riscado: “A BR-319 tem que sair”. Agora, no ano pré-eleitoral, ele intensificou o discurso sobre a rodovia, tentando mais uma vez atrair apoio para sua reeleição ao Senado em 2026. Mas o cidadão amazonense já conhece bem essa faixa repetida, que ajudou Braga a ser governador por dois mandatos e senador por 15 anos.

Disputa

O senador Omar Aziz (PSD) já começou 2025 pagando um preço alto por ter se colocado como possível opção na disputa pelo Governo do Amazonas em 2026. Enquanto o cacique político tenta preparar o terreno, o prefeito David Almeida (Avante) também se movimenta nos bastidores para tentar firmar seu nome como potencial candidato ao governo.

Insegurança

Capitão Alberto Neto (PL), que não gostou nada de ter ficado com a prata em 2024, vem gritando aos quatro cantos que o prefeito de Manaus estaria realizando pesquisas internas para testar seu nome como potencial candidato ao Governo. Calma, Alberto. Onde está o problema nisso? É receio de enfrentar David pela segunda vez e perder mais uma vez?

Alívio

O senador Plínio Valério está dando pulinhos de alegria por não ter que compor uma fusão partidária entre o PSDB e o PSD. Até então era cotado nos bastidores uma possível união entre os partidos mirando as eleições do próximo ano, mas a tal união aproximaria Plínio de Omar Aziz, que preside o PSD no Amazonas. Com a possibilidade de união descartada, Plínio pode continuar sem ter que bater palmas para o colega de bancada que apoia o presidente Lula.

Conflito

O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) e o vereador Rodrigo Guedes (PP), ignorados por seus opositores Wilson Lima (UB) e David Almeida (Avante), respectivamente, agora trocam acusações nas redes sociais sobre seus desempenhos nos legislativos e alianças políticas. O embate demonstra que a corrida por vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas já começou.

Contas

O vereador David Reis (Avante) tomou gosto pela caneta e não pretende largar tão cedo durante sua presidência na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Os contratos sem licitação já somam quase R$ 5 milhões e a tendência é que a tinta continue escorrendo nos próximos dias. Se esse é só o começo, até dezembro de 2026 muita folha ainda vai ser assinada e carimbada.

Favores

O vereador Marcelo Serafim (PSB) nomeou para o seu gabinete pessoas que doaram altas quantias para sua campanha de 2024. O motorista que deu R$ 11,5 mil foi só um entre vários “generosos”. Coincidência ou política à moda da casa? A assessoria de Marcelo Serafim foi questionada pelo Portal AM1 sobre o “toma lá dá cá”, mas a equipe do parlamentar se sentiu incomodada pelo horário da solicitação, 23h de terça (18). Na tarde desta quarta (19), 18 horas após a solicitação, o assessor do vereador segue “dormindo” no ponto.

Inelegibilidade

O TSE bateu o martelo e pode tirar Adail Pinheiro (Republicanos) do jogo até 2027. O prefeito de Coari apostava na elegibilidade, mas o Ministério Público suspendeu o freio. Agora, resta a ele confiar na Justiça ou preparar o plano B. Será que vem eleição suplementar por aí? Esse filme, nós já vimos em 2021, quando o prefeito na época, Adail Filho, perdeu o mandato e Coari teve nova eleição para prefeito.

Leia mais no Portal Amazonas1

FALE CONOSCO

Isac Sharlon (editor-chefe)

(92) 99169-4681

Fale com o comercial

Rudson Peixoto (diretor-geral)

(92) 99425-5668

Faça parte da nossa Lista de Transmissão e receba as principais notícias no seu WhatsApp.

Clique no link https://l1nk.dev/adPJI