
(Foto: Emerson França/CMM)
Manaus (AM) – O vereador Elan Alencar (DC), vice-líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus (CMM), utilizou a tribuna na manhã desta segunda-feira (05) para desmentir acusações feitas pelo pré-candidato à Prefeitura de Manaus, Marcelo Ramos (PT), sobre a suposta falta da medicação Losartana nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus. Alencar classificou as alegações como “fake news” e defendeu que as afirmações são infundadas e prejudiciais ao serviço público de saúde.
As acusações de Ramos foram feitas durante a convenção partidária do PT, realizada no domingo (04) no Sesi, Clube do Trabalhador, localizado na zona Leste da capital amazonense. Em resposta, o vereador reafirmou a disponibilidade da medicação nas UBSs e apresentou provas para sustentar sua defesa.
“Enquanto presidente da Comissão de Saúde desta casa legislativa, estou sempre atento a todas as tentativas de desconstruir o trabalho que vem sendo realizado na saúde básica de Manaus. Não posso permitir que essas acusações falsas passem despercebidas e prejudiquem milhares de pessoas que dependem dessa medicação”, destacou Alencar durante seu pronunciamento.
Medicamento
A Losartana, um medicamento anti-hipertensivo classificado como Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRA), é amplamente utilizada para o tratamento da hipertensão arterial. Ao impedir a constrição das artérias, ela facilita a circulação do sangue e ajuda a estabilizar a pressão arterial, sendo também conhecida como Losartana Potássica. A medicação é essencial para muitos pacientes que dependem dela para controlar a pressão arterial e prevenir complicações cardiovasculares.
Para comprovar suas afirmações, Elan Alencar projetou imagens do site oficial da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, mostrando que o estoque de Losartana não apresenta déficit algum.
“Qualquer pessoa pode acessar essa informação. Basta visitar o site, que indica que existem 2 milhões e 750 mil unidades de Losartana distribuídas em 160 unidades básicas de saúde”, enfatizou o vereador.
Elan Alencar concluiu sua fala criticando a utilização de desinformação como ferramenta política e ressaltou a importância da responsabilidade na condução do debate público, especialmente, em questões de saúde.
“Divulgar desinformação (fake news) para a população é uma atitude grave, e não podemos nos calar diante disso. Não se deve criar caos com o intuito de angariar votos a qualquer custo. Isso não podemos permitir!”, afirmou o parlamentar, destacando que a política deve ser exercida com responsabilidade e respeito aos cidadãos, principalmente, àqueles que dependem do sistema público de saúde.
LEIA MAIS:
- Alvo do MP, Elan Alencar diz que nunca fez parte do quadro de sócios de portal
- Vereador Elan Alencar propõe o termo ‘manauara’ para quem nasceu em Manaus
- Ministério Público investiga Elan Alencar por uso irregular do cotão
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.