Manaus, 18 de maio de 2024
×
Manaus, 18 de maio de 2024

Cenário

Eleição do diretório do PT Amazonas deve ser finalizada até dia 9

Evento, que reelegeu o deputado Sinésio Campos como presidente estadual do partido, foi suspenso após confusão.

Eleição do diretório do PT Amazonas deve ser finalizada até dia 9

Nos dias 19 e 20 deste mês, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou a escolha dos novos dirigentes da legenda, durante o 7º Congresso Estadual do PT.  Na ocasião, o deputado Sinésio Campos foi reeleito presidente estadual do partido. Porém o evento foi suspenso, após confusão entre os presentes, porque o deputado estadual foi eleito, mas não possuía o número de delegados suficiente para formar o executivo estadual.

Veja mais: Em 2020, Lula quer candidaturas próprias do PT nas capitais

Por conta dos acontecimentos no evento e pela não conclusão das eleições, o diretório nacional do PT expediu um ofício orientando que o diretório estadual realize até o dia 9 de novembro as eleições para as vagas do Diretório Estadual, do Conselho de Ética e do Conselho fiscal do Diretório Estadual.

Após o dia 20 de outubro, um grupo de militantes entrou imediatamente com recursos junto à Secretária Nacional de Organização (Sorg) para que tomasse providências quanto à continuidade do Processo de Eleições Diretas (PED) – Etapa estadual -, sem a anulação da eleição de Sinésio Campos. 

“Orientamos essa CEE (Comitiva Executiva Estadual) a realizar até o dia 9 de novembro de 2019 a eleição do diretório estadual, comissão de ética e conselho fiscal, com os delegados já credenciados e com as chapas já inscritas em 19 e 20 de outubro de 2019, de acordo com o artigo 39 do regulamento das eleições internas”, avisou trecho do ofício assinado pela secretário nacional de organização do PT, Gleide Andrade, em resposta ao recurso. 

 

(*) Com informações da assessoria