Manaus, 26 de abril de 2024
×
Manaus, 26 de abril de 2024

Eleições 2020

Candidatos a vereador protestam em frente ao TRE-AM

O grupo estava acompanhado de um advogado, identificado apenas como Félix. Ao Portal AM1, Félix afirmou que preparou uma representação que será encaminhada ao MP

Candidatos a vereador protestam em frente ao TRE-AM

Foto: Carlos Gurgel / Portal AM1

Um grupo de candidatos que não foi eleito ao cargo de vereador, em Manaus, protestou contra o resultado das eleições na manhã desta quinta-feira (19). A manifestação iniciou, por volta das 8h, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Os candidatos de diversos partidos políticos alegam que houve fraude na apuração dos votos e pedem a recontagem ou anulação do pleito realizado no último domingo (15). Segundo Silas Cidade, candidato pelo partido Democracia Cristã (DC), os apoiadores também têm cobrado a revisão do resultado.

“O nosso objetivo aqui não é questionar a eleição, é questionar a contagem dos votos, que não tá batendo com a matemática que todos os candidatos fizeram. A gente tem um trabalho, tem gente que tem mais de 30 anos de trabalho. Eu me preparei com a minha comunidade e são muitas pessoas pedindo respostas”, afirmou.

O grupo estava acompanhado de um advogado, identificado apenas como Félix. Ao Portal AM1, Félix afirmou que preparou uma representação que será encaminhada ao Ministério Público. Apesar das denúncias, o advogado admitiu que não há provas que comprovem as fraudes.

“Nós tivemos aí um apagão de umas 3h e, num primeiro momento, houve uma contagem mínima de votos. Há candidatos dizendo que tinham uma quantidade de votos, depois quando houve a recontagem, reduziu”, afirmou.

Um dos manifestantes, Verit Santos, que foi candidato pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), apresentou um print, que supostamente mostra uma apuração inicial de 8.188 votos, todavia, no final da recontagem, ele alega que teve apenas 1.268 votos.

A imagem, no entanto, levanta suspeitas de que seria uma montagem, pois apresenta letras em fonte diferenciada e o nome do candidato é seguido da sigla do partido Republicanos, e não do PTC.

Os manifestantes afirmaram que candidatos de Manacapuru, Iranduba e Rio Preto da Eva estavam a caminho do protesto. Também foram registradas manifestações em Manacapuru, onde os candidatos não eleitos protestaram em frente à Câmara Municipal do município.