Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Eleições 2020

Começa propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV nesta sexta-feira

A definição do tempo e da ordem de veiculação dos programas e inserções nos veículos de comunicação leva em consideração as alianças partidárias

Começa propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV nesta sexta-feira

Foto: Márcio Silva - Portal Amazonas1

Ricardo Nicolau (PSD) e Amazonino Mendes (Podemos) garantiram o maior de tempo de propaganda política no rádio e na TV entre os candidatos à Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano. O horário eleitoral gratuito começa nesta sexta-feira (9) e vai até o dia 12 de novembro.

Eleições

A definição do tempo e da ordem de veiculação dos programas e inserções nos veículos de comunicação foi estabelecida nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O tempo calculado leva em consideração as alianças partidárias.

Leia mais: Pré-candidatos ainda articulam alianças por tempo de propaganda eleitoral gratuita

Com base nisso, Nicolau, que conseguiu reunir as siglas do PDT, PSB, PSD e Solidariedade terá direito a 2 minutos e 44 segundos do programa eleitoral gratuito. A coligação “Pra voltar a acreditar” lidera o tempo de aparição nas emissoras de rádio e televisão.

Em seguida, aparece o grupo de partidos representado pelo ex-governador Amazonino Mendes, com 2 minutos e 7 segundos de propaganda obrigatória. Além do Podemos, a coligação “Juntos Podemos Mais” reúne o MDB, PSL e Cidadania.

Já com 1 minuto e 16 segundos no horário eleitoral, a coligação “Pela Vida, Pelos Pobres” de Zé Ricardo (PT) tem o terceiro maior tempo de rádio e televisão para expor suas propostas. Apenas o Psol faz parte do arco de aliança do Partido dos Trabalhadores.

O quarto maior tempo de propaganda gratuita é de Alfredo Nascimento, que terá 1 minuto e 13 segundos. A coligação ‘Trabalho Bom Merece Continuar’ conseguiu fechar chapa com PL e PSDB, sendo a última com a média de tempo na faixa de 1 minuto de exibição no rádio e Tv.

Menos de 1 minuto

A coligação “Avante Manaus”, encabeçada por David Almeida – que tem aparecido em segundo lugar na corrida pela Prefeitura de Manaus – terá direito a 58 segundos para mostrar suas propostas aos eleitores da capital. O tempo foi garantido com a composição dos partidos Avante, DEM, PV e Pros.

Já o candidato Capitão Alberto Neto, que reúne os Republicanos e PTB na coligação “Aliança por Manaus”, somou 50 segundos. O tempo é maior que o de Marcelo Amil (PCdoB), com 17 segundos, Coronel Menezes (Patriota), 16 segundos e Romero Reis, que terá apenas 15 segundos de propaganda pelo partido Novo.

Excluídos

Em contrapartida, os candidatos Chico Preto (DC) e Gilberto Vasconcelos (PSTU) foram os únicos, entre os 11, excluídos da propaganda no rádio e televisão. A exclusão dos dois se dá pelo fato de não terem representatividade mínima no Congresso.

Leia mais: Chico Preto e Gilberto Vasconcelos são excluídos da propaganda no rádio e TV

Inserções

Levando em consideração as alianças partidárias, o TRE também divulgou o número de inserções que os partidos somaram. O PP, de Ricardo Nicolau, terá 808 inserções diárias de 30 segundos ao longo de 35 dias de propaganda eleitoral.

Em seguida, o Podemos de Amazonino com 622 comerciais; o PT de Zé Ricardo com 372; o PL de Alfredo Nascimento com 362; o Avante de David Almeida com 287 e o Republicanos do Capitão Alberto Neto, com 245.

Já o PCdoB de Marcelo Amil aparece com 85 inserções e o Patriota do Coronel Menezes com 80, além do partido Novo, de Romero Reis, que tem 75 comerciais. Os demais não possuem tempo de propaganda eleitoral.

Horário Eleitoral
 
Segundo o TSE, os blocos diários serão de 20 minutos, sendo que cada bloco terá a duração de 10 minutos. No rádio, os horários serão das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, os programas serão exibidos das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.