Manaus, 3 de maio de 2024
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Manaus, 3 de maio de 2024

Eleições 2020

Pré-candidatos ainda articulam alianças por tempo de propaganda eleitoral gratuita

Se o prazo para definir coligações encerrasse hoje, a maior quantidade de inserções de 30 segundos de propaganda seria do pré-candidato Ricardo Nicolau (PSD)

Pré-candidatos ainda articulam alianças por tempo de propaganda eleitoral gratuita

A menos de uma semana para o encerramento da realização das convenções partidárias, o atual cenário de coligações para as eleições municipais 2020 indica que o maior tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio está com o pré-candidato Ricardo Nicolau (PSD). Em seguida, aparece o pré-candidato José Ricardo (PT) e, em terceiro, David Almeida (Avante).

Ricardo Nicolau, candidato pelo PSD à Prefeitura de Manaus, conseguiu fechar apoio, até hoje, com mais quatro partidos,  deixando proporcionalmente sua coligação gigante comparado aos demais no processo eleitoral, com 22,9 comerciais de 30 segundos por dia.

A sigla que possui o quarto maior tempo de propaganda eleitoral na televisão – com 5,4 inserções, tem em seu arco de aliança partidos que também possuem uma boa distribuição de comerciais ao longo da programação: o PP, de Átila e Belarmino Lins (5,9 inserções); Solidariedade, presidido por pelo deputado estadual Bosco Saraiva (2,2 inserções); o PSB de Serafim Corrêa (5,0 inserções) e o PDT , do ex-deputado federal Hissa Abraão (4,4 inserções). 

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PT

Isoladamente, o PT, partido do pré-candidato José Ricardo, tem o maior número de inserções diárias, com 8,2. Com o apoio do partido Rede, do ex-deputado estadual e ex-secretário de Educação Luiz Castro, que tem 0,4 inserções de 30 segundos e do PSOL, com 1,7, o tempo de propaganda eleitoral do representante petista sobe para 10,3 comerciais.

Agora, levando em consideração a possibilidade do PSTU, que também é um partido de esquerda entrar na coligação do PT, o partido ganha mais 0,3 inserções, chegando assim, a 10,6 comerciais ao longo da programação por dia. 

Avante

Já o Avante, partido do pré-candidato David Almeida, conta com o apoio do DEM, do atual vice-prefeito de Manaus Marcio Rotta e também vice em sua chapa; PROS, PMB e PTC. Entre esses, o DEM registra o melhor tempo com 4,5 inserções de 30 segundos na televisão, seguido do Avante com 1,3; PROS (1,4); PTC (0,5) e PMB (0,3).

Quando somado o tempo da coligação de Almeida chega a 8 inserções, por dia.

Em outro cenário de especulação, caso a legenda conseguisse fechar com o PTB do deputado estadual Saullo Vianna, que tem 1,7 inserções, o tempo de propaganda eleitoral ampliaria para 9,7 comerciais diários de 30 segundos. 

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‘Campanha solo’

Até agora, o Podemos que traz o pré-candidato Amazonino Mendes não anunciou que fechou parceria com nenhum outro partido, mas nos bastidores há rumores que o MDB, do senador Eduardo Braga estaria próximo do ex-governador. Caso isso se confirme no próximo sábado (12), data da convenção partidária do partido de Braga, o representante do Podemos, que tem 2,8 inserções ganha mais 5,3 do MPB, chegando a 8,1 comerciais diários de 30 segundos.

Nessa mesma linha de seguir ‘solo’ está o PSL do deputado Delegado Pablo, que registra o segundo melhor tempo de propaganda eleitoral para o pleito que elegerá prefeitos e vereadores. Atrás apenas do PT, o partido tem 7,9 comerciais diários. E há rumores que o PSL irá coligar com o Podemos de Amazonino o que aumentaria para 16 comerciais diários de 30 segundos.

Neste ano, o PSC do governador Wilson Lima declarou que não vai apoiar nenhum dos candidatos ao cargo majoritário. O partido tem 1,4 inserções de 30 segundos por dia.

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Até agora o PMN do pré-candidato Orsine Júnior (0,7 inserções); DC do pré-candidato Chico Preto (0,4 inserções ) e PCdoB do pré-candidato Marcelo Amil (1,7 inserções), estão concorrendo em coligações “puro-sangue” que não declaram ou receberam apoio na corrida pela prefeitura de Manaus.

O PSDB do prefeito Arthur Neto que tem 4,5 comerciais deve fechar aliança com o ex-prefeito PL do Alfredo Nascimento, com 5,1 inserções. Somados os tempos, haveria  9,6 inserções por dia.

Já o Patriota, do pré-candidato Alfredo Menezes, também é outro partido que não conseguiu unir uma coligação e tenta um ‘namoro’ com o Republicanos do Capitão Alberto Neto. Tal cenário seria ideal para o Patriota, que tem 1,6 comerciais e ganharia mais 4,7 inserções na TV (por dia)  do Republicanos, chegando a 6,3 inserções.

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Coligação Bolsonarista 

O cenário ideal para os partidos que orbitam o bolsonarismo seria formar uma coligação com 16,3 comerciais diários. O tempo seria o resultado da somatória das inserções do PSL (7,9); Republicanos (4,7); Patriota (1,6); NOVO (1,4) DC (0,4) e PRTB (0,3).

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As projeções foram feitas em cima da tabela divulgada pelo publicitário Durango Duarte num estudo publicado ainda no início do ano, veja abaixo.