Convenções partidárias provocam aglomerações no interior do Amazonas - Amazonas1
20 de outubro de 2020
Site auditado pelo
Manaus
23oC  33oC
Buscar

Redes Sociais

[email protected]

Convenções partidárias provocam aglomerações no interior do Amazonas

Em Itacoatiara, Parintins, Tefé e Itapiranga foram registradas pelos próprios candidatos as aglomerações em eventos políticos realizados no último fim de semana

Convenções partidárias provocam aglomerações no interior do Amazonas
Foto: Reprodução/PL-Amazonas

Sem fiscalização da Justiça Eleitoral, as convenções partidárias, principalmente, as realizadas no interior, abusam da aglomeração de pessoas em meio às restrições sanitárias da pandemia do novo coronavírus, determinadas no Decreto Estadual 42.330/2020, conforme orienta o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

Atos que possam gerar aglomeração são permitidos, desde que os participantes adotem o uso de máscara, distanciamento mínimo de 1,5 metro e ocupação de 50% da capacidade do local. Sobre as convenções partidárias, o TRE recomendou a realização preferencialmente por meio virtual, segundo dispõe o artigo 10 da Resolução TSE nº 23.624/2020.

“No entanto, também é permitido que esses eventos ocorram de forma presencial com a adoção das medidas sanitárias determinadas pelo Estado”, alertou o TRE ao responder questionamentos feitos pelo Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) em consulta sobre a realização de atos de campanha eleitoral durante a pandemia.

Itacoatiara 

Um exemplo claro de descumprimento das regras sanitárias foi a convenção partidária do Partido Liberal (PL) que confirmou, no último sábado (12), o deputado Cabo Maciel como candidato a prefeito de Itacoatiara e a empresária Elenize Holanda como vice.

Mesmo com o Diretório do PL afirmando que cumpriu “rigorosamente” o protocolo de prevenção exigido pelo Ministério da Saúde – com uso obrigatório de máscaras e medição de temperatura a todos que adentraram ao clube – imagens do evento mostraram aglomeração de pessoas sem o distanciamento mínimo, o que de acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) pode incentivar o surgimento de novos casos da covid-19.

Aglomeração de pessoas na convenção realizada para confirmar Cabo Maciel e Elenize Holanda como candidatos a prefeito e vice de Itacoatiara/ Foto: reprodução

Também em Itacoatiara, o Republicados do deputado federal Silas Câmara foi outro partido que aproveitou o fim de semana para realizar o evento político. Na ocasião, foi homologada a candidatura à prefeitura de Jean Neder e do candidato a vice-prefeito, Cel. Castro Alves, além de candidatos à Câmara Municipal.

Em suas redes sociais, Silas publicou uma foto da convenção do partido ao lado de várias pessoas, entre elas, o companheiro de sigla, o deputado estadual José Luiz. A imagem também mostra uma verdadeira multidão presente no local.

Convenção do Republicanos em Itacoatiara com a presença do presidente nacional da legenda, deputado federal Silas Câmara e uma multidão aglomerada/ Foto: reprodução

Na página oficial de Silas, ainda é possível ver outras publicações de convenções partidárias realizadas em outros municípios do Amazonas, como: Alvarães, Silves, Caapiranga, Borba, São Sebastião de Uatumã e Benjamin Constant. Veja sequência de imagens.

Tefé

Seguindo a agenda de sábado, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) oficializou a candidatura de Nicson Marreira à Prefeitura de Tefé. O vice da chapa veio do Movimento Democrata Brasileiro (MDB), o empresário Preto Veloso. No local, mais cenas de pessoas reunidas em um pequeno espaço, sem os devidos cuidados.

Um vídeo divulgado evidenciou a presença de uma multidão durante a convenção, na qual muitos estavam sem máscaras e não obedeciam às regras de distanciamento social, desmentindo a própria legenda partidária que chegou a garantir que o evento atendeu todas as medidas de segurança determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja vídeo:

Itapiranga 

Ainda na noite de sábado, ocorreu a convenção que oficializou as candidaturas de Denise Lima à reeleição ao cardo de prefeita de Itapiranga, e Miguel Almeida como seu vice. Uma das imagens que circulou nas redes sociais chega a mostrar que no centro da quadra esportiva, onde o evento foi realizado, foram colocadas cadeiras de plástico para que os participantes sentassem.

Foram espalhadas cadeiras ao longo da quadra onde aconteceu a convenção que oficializou a reeleição de Denise Lima à prefeitura de Itapiranga  / Foto: reprodução Amazonas 1

Foram espalhadas cadeiras ao longo da quadra onde ocorreu a convenção que oficializou a reeleição de Denise Lima à Prefeitura de Itapiranga  / Foto: reprodução

No entanto, em outra imagem que também circulou na internet, já aponta que as pessoas sentadas na arquibancada não respeitaram o distanciamento social e ficaram lado a lado com crianças e idosos.

Imagem aponta que as pessoas sentadas na arquibancada da quadra não respeitaram o distanciamento social/ Foto: reprodução

Parintins

Já no domingo (13), foi a vez do Democratas (DEM) realizar a convenção partidária, marcada pela oficialização do nome de Bi Garcia e Tony Medeiros como candidatos à reeleição à prefeitura municipal. No arco de aliança do DEM, estão: PSD, PSDB, PSL, PDT, MDB, PMN, PC do B, PP, PROS; Avante; PRTB; Republicanos; PL; Podemos e Solidariedade. E aponta mais 280 candidatos a vereador.

Todavia, não foram só os números expressivos de partidos que formam a coligação – que buscar reeleger Bi Garcia com 16 partidos -, e de aspirantes ao Legislativo Municipal que chamaram a atenção. Mas sim, o descumprimento de uma das principais normas de segurança sanitária: o distanciamento mínimo entre os participantes.

A imagem publicada nesta postagem mostra Bi Garcia (DEM) e Tony Medeiros (PSD) ao lado de lideranças partidárias, sem o distanciamento social/Foto: reprodução

O evento que contou, ainda, com a presença do deputado federal Marcelo Ramos (PL) e da deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB),  foi transmitida pelas redes sociais do partido Democratas de Parintins.

Borba 

Ainda sobre o final de semana em ritmo cheio de convenções partidárias, o deputado estadual Fausto Júnior (PRTB) participou do evento que oficializou a pré-candidato à Prefeitura de Borba, de Simão Peixoto. Em sua página oficial, o parlamentar publicou uma série de fotos, onde mostra aglomeração de pessoas no local e participantes sem máscaras, inclusive o próprio parlamentar.

Foto publicada pelo deputado Fausto Junior em Borba mostra aglomeração de pessoas/ Foto: reprodução

Manaus

Na quinta-feira passada (10), o pré-candidato pelo Avante a prefeito de Manaus, David Almeida realizou a convenção partidária e confirmou Marcos Rotta (DEM) como vice na sua chapa nas eleições municipais deste ano. O evento foi realizado em formato ‘drive-in’ e reuniu o expressivo número de 400 veículos no Espaço Via Torres.

Leia mais: Avante lança Marcos Rotta como pré-candidato a vice prefeito de Manaus

Mas nesta segunda-feira (14), David Almeida testou positivo para o novo coronavírus, acendendo o alerta para o risco de contaminação da doença neste tipo de evento, mesmo adotando algumas medidas com o uso de máscaras e distanciamento social.

Leia mais: David Almeida testa positivo para covid-19 e cancela agenda de campanha

COMENTÁRIOS

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. O comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do portal. Você pode ser denunciado ou até mesmo banido caso comente algo racista, incite o ódio ou poste spam.

Cadastre-se em nosso newsletter

E fique sempre informado com as últimas notícias

Loading