Manaus, 7 de julho de 2026
×
Manaus, 7 de julho de 2026

Eleições 2020

Debate de prefeituráveis na TV Band é morno e sem novidades

Alfredo Nascimento (PL) até tentou iniciar ataques contra David Almeida e Ricardo Nicolau (PSD), mas ninguém embarcou

Debate de prefeituráveis na TV Band é morno e sem novidades

Foto: Divulgação - TV Band AM

O debate realizado pela TV Band Amazonas, no início da tarde desta quinta-feira (12), último dia de campanha eleitoral neste 1º turno das eleições, foi morno e com poucas novidades. Sem os líderes nas pesquisas, os candidatos Amazonino Mendes (Podemos), que opta por não comparecer aos debates, e David Almeida (Avante), que se ausentou por conta de problema de saúde de um familiar, os candidatos tiveram poucos confrontos.

Alfredo Nascimento (PL) até tentou iniciar ataques contra David Almeida e Ricardo Nicolau (PSD), relembrando a troca de acusações que os candidatos tiveram sobre suspeitas de irregularidades na área da saúde, no último debate da TV Norte.

Leia mais: Menezes aposta em máscara com foto de Bolsonaro para agradar eleitor em debate

Alfredo tentou fazer uma dobradinha com Coronel Menezes (Patriota) sobre o assunto, perguntando do adversário quem ele achava que estava certo: David ou Nicolau. Menezes, que antes do debate havia informado à reportagem do Portal AM1 que não iria partir para o ataque contra os rivais, se negou a responder e disse que isso era uma avaliação para a população.

Contrariado, Alfredo respondeu por Menezes e disse que achava que ambos, David e Alfredo, estavam certos sobre as denúncias que fizeram um contra o outro.

Alianças de Zé e Nicolau

No embate entre José Ricardo (PT) e Ricardo Nicolau teve troca de acusações sobre as alianças que já tiveram ao longo de suas vidas políticas. O petista afirmou que Nicolau fazia parte do grupo que governa o Estado e Manaus há mais de 40 anos.

Nicolau disse ser independente e que sua aliança é forte com sua família, porém, lembrou que coligações são formadas e essas alianças acontecem. Logo depois, destacou que o próprio José Ricardo já esteve em coligações nas quais dividiu palanques com o senador Eduardo Braga (MDB) e também com o ex-prefeito Alfredo Nascimento.

Ferida

Ao discutir o problema do transporte público no município, Alfredo Nascimento destacou que a solução seria retomar o controle do sistema, que hoje é regido pelas empresas de ônibus.

O ex-prefeito enfatizou a fala do candidato Marcelo Amil (PCdoB), de que ele havia “tocado na ferida” sobre o real problema do transporte público em Manaus.

Ressuscitar o Cecomiz

De proposta nova no debate, surgiu a promessa de reconstruir o Shopping Cecomiz, localizado na zona Sul de Manaus. Marcelo Amil foi o autor da proposta quando discutia soluções para a geração de emprego na capital.

Leia mais: David Almeida cancela participação em debate na TV Band

O candidato ressaltou que o shopping foi praticamente abandonado após o incêndio que o atingiu em 2009. Amil prometeu que, se fosse eleito, iria reconstruir e modernizar o shopping mais antigo da cidade para criar cerca de 5 mil empregos.

Dificuldade com o botão: parte II

O primeiro debate realizado pela TV Band, logo no início da campanha eleitoral, teve como protagonista o botão que foi criado para controlar o tempo dos candidatos. Desta vez, a dificuldade de entender o processo de apertar o botão para passar a palavra ao adversário foi reduzida, no entanto, em certos momentos, os candidatos esqueciam.

Em pouco mais de 10 minutos de debate, o problema retornou com Romero Reis (Novo) e Ricardo Nicolau perdendo tempo ao se confundirem com o mecanismo.

Próximo debate

Ainda nesta quinta-feira, a TV A Crítica realiza o último debate deste 1º turno das eleições municipais. O programa está marcado para iniciar às 20h30. Amazonino não vai participar e, por conta disso, a emissora decidiu convidar Chico Preto (DC) para participar do seu primeiro debate neste pleito.

A única dúvida será a presença de David Almeida. O candidato ainda deve confirmar se vai participar ou não do debate. A sua assessoria informou que o ex-deputado só vai comparecer se houver melhora da situação de saúde do seu familiar.

De acordo com informações da assessoria de David, sua mãe teve complicações no quadro de saúde devido à covid-19.