Manaus, 20 de abril de 2024
×
Manaus, 20 de abril de 2024

Eleições 2020

Perspectiva indica estabilidade de Amazonino e David; segundo pelotão mostra crescimento

Pela análise, embora os candidatos Amazonino e David Almeida estejam na liderança das intenções de voto, ambos apresentaram redução nas intenções de voto

Perspectiva indica estabilidade de Amazonino e David; segundo pelotão mostra crescimento

Fotos: Márcio Silva/Portal AM1

Os reflexos da campanha eleitoral em Manaus começam a aparecer, conforme os dados levantados pela pesquisa do instituto Perspectiva em relação às intenções de voto do eleitorado manauara. Enquanto Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) se mantêm na liderança, o segundo pelotão de candidatos registra um leve crescimento.

A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (7) faz uma comparação entre os dados dos últimos dois estudos realizados em setembro, além do estudo de hoje.

Leia mais: Romero Reis passa mal e testa positivo para covid-19

Pela análise, embora os candidatos Amazonino e David Almeida estejam na liderança das intenções de voto, ambos apresentaram redução nas porcentagens. Amazonino, que estava com 32,7% na pesquisa passada, apareceu agora com 31,6%. E David Almeida saiu de 18,5% para 17,2%.

Além deles, também apresentaram quedas percentuais: Alberto Neto (Republicanos), que desceu de 6,3% para 6,1%; Zé Ricardo (PT) com redução de 9,3% para 9,1%; Marcelo Amil (PCdoB), saindo de 0,3% para 0,1%; e Gilberto Vasconcelos (PSOL), que saiu de 0,5% para 0,3%.

Leia mais: David se irrita com suspeita de ter benefício em pesquisa da Eficaz

Leve aumento

Em contrapartida, os candidatos do segundo pelotão apresentaram um leve aumento nas intenções de voto.

Ricardo Nicolau (PSD), por exemplo, subiu de 3,6% para 4,8%, sendo esse o maior crescimento entre os demais.

Leia mais: Segundo pelotão de candidatos à Prefeitura de Manaus começa a crescer nas pesquisas

Em seguida, vem Alfredo Nascimento (PL), que conseguiu sair de 5,5% para 6,5%. Chico Preto (DC) teve leve aumento de 2,9% para 3%; Romero Reis (Novo) subiu de 0,6% para 1%; e, por fim, Alfredo Menezes (Patriota) apresentou aumento, saindo de 2,6% para 3%.

Desdobramentos da semana

Essa oscilação nos dados é reflexo dos fatos que ocorrem durante a semana e dos seus desdobramentos, segundo explicado pelo diretor da pesquisa Perspectiva, Durango Duarte. Ele citou, por exemplo, o primeiro debate realizado na TV Band Amazonas e a ausência de Amazonino.

“Então, estou te dando três variáveis para se considerar de uma semana para outra, do dia 20 de setembro para esta, você já tem que considerar que aconteceu esses fatos, em cima de um conjunto desses fatos e outros menos relevantes, vai começar a haver o deslocamento entre eles”, explicou.

De acordo com Durango, a pesquisa analisa, ainda, candidatos que já estão desenvolvendo atividades nas ruas e também pela internet.

“Essa pesquisa também já vai captar quem tem trabalho de rua e de campo. Dezenas, centenas de vereadores já começaram a trabalhar. Alguns candidatos possuem muito mais gente na rua trabalhando nesse momento, do que outros. Depois você tem a presença digital, tem candidatos que estão fortemente dentro das redes sociais e outros não estão dentro”.

Ele adiantou que a próxima pesquisa a ser desenvolvida pela sua empresa poderá apresentar mais oscilação nos dados, visto que, nesta semana, se dará o início da propaganda eleitoral no rádio e na televisão.

“Já a próxima pesquisa vai ter um momento fortíssimo, que é o início da propagando eleitoral no rádio, na televisão, na sexta-feira, se não me engano. Então, a propaganda eleitoral, ela pode ter um impacto forte no resultado do próximo trabalho da nossa empresa”, disse.

[pdf-embedder url=”https://amazonas1.com.br/wp-content/uploads/2020/10/3ª-PESQUISA-ELEITORAL-MANAUS-AM-09713-TSE.pdf”]