Manaus, 18 de abril de 2024
×
Manaus, 18 de abril de 2024

Eleições 2020

Pré-candidatos bolsonaristas aprovam decisão do presidente de não apoiar ninguém nas eleições

Jair Bolsonaro decidiu não apoiar ninguém nas eleições municipais deste ano no primeiro turno, previsto para 15 de novembro

Pré-candidatos bolsonaristas aprovam decisão do presidente de não apoiar ninguém nas eleições

Foto: Reprodução

Parte dos pré-candidatos de direita, que disputam o comando da Prefeitura de Manaus, aprovaram a decisão do presidente Jair Bolsonaro de não apoiar ninguém nas eleições municipais deste ano. A escolha foi divulgada por Bolsonaro na última sexta-feira (28).

Leia mais: Bolsonaro reavalia participar das eleições apenas no 2º turno

Nas redes sociais, o vereador Chico Preto (PSL) manifestou apoio ao presidente Bolsonaro. Segundo ele, o presidente da República tem seus motivos para ter tomado tal decisão.

“Apoiei e continuo apoiando o presidente Bolsonaro e penso que ele tem os motivos dele em não apoiar nenhum candidato. Sou pré-candidato a prefeito de Manaus pela minha história, por ter consciência de que posso tomar as rédeas da administração e colocar a cidade nos trilhos”, disse.

Leia mais: Com Amazonino liderando intenções de voto, disputa pelo 2º lugar afunila em Manaus

Na ocasião, Chico Preto ainda chegou a criticar o prefeito de Manaus, Arthur Neto, pelo mau relacionamento com o governo de Bolsonaro. “Eleito, quero restabelecer o diálogo com o governo federal, que hoje inexiste por birra do logo ex-prefeito Arthur Neto”, declarou Chico Preto.

Embora não tenha declarado pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, o deputado estadual Delegado Péricles (PSL), que encabeça a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), também declarou apoio à escolha do presidente.

“O presidente Bolsonaro adota postura de quem prioriza de fato o país, suas necessidades e urgências, principalmente no pós-pandemia. O presidente tomou a decisão de quem realmente coloca o Brasil acima de qualquer movimentação política”, disse ao Portal AM1.

‘Surfar a onda Bolsonaro’

Procurado pela reportagem do Portal AM1, o deputado federal Alberto Neto (Republicanos), que também é pré-candidato a prefeito de Manaus e contava com o apoio de Bolsonaro, classificou a decisão como ‘acertada’.

“Eu acho uma decisão acertada, né. O presidente tem que estar focado em governar o país, principalmente neste momento de pandemia. O presidente está certo e está sabendo que têm vários apoiadores em todas as cidades. Quando chegar o segundo turno, acredito que ele vai declarar apoio, foi o que ele falou pessoalmente para mim”, disse.

Mas, além disso, Alberto Neto acrescentou que o mais importante não é ter o apoio do presidente e “surfar a onda Bolsonaro”, mas mostrar que tem preparo para comandar a capital.

“O candidato tem que se tornar viável sem ser só por causa do presidente, né. A questão do presidente tem que ser um fator contribuinte e não determinante […] essa questão de o candidato querer surfar a onda Bolsonaro, né. Manhã, tarde e noite falando que é Bolsonaro. Ele tem que mostrar propostas, capacidade de governar a cidade de Manaus, mostrar que está preparado, que tem soluções inteligentes”, pontuou Alberto Neto.

Possível

Outro que apoiou a decisão foi o coronel Alfredo Menezes (Patriota), que é amigo próximo de Jair Bolsonaro. Segundo publicou em suas redes sociais, na sexta-feira, “há assuntos mais urgentes para serem tratados e um país para cuidar”.

Na mesma publicação, embora a decisão de Bolsonaro tenha sido de não apoiar ninguém, Menezes assegurou já ter a anuência do presidente. “O fato dele não participar no primeiro turno, não significa que não estará apoiando, porque o único pré-candidato que tem o DNA do presidente Bolsonaro, em Manaus, sou eu”, destacou.

Apoio

Um dia após o anuncio oficial, Bolsonaro gravou um vídeo no qual exalta e elogia o trabalho desenvolvido por Menezes, na época em que comandava a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Na gravação, Bolsonaro também afirma que quem confiar em Alfredo Menezes, “jamais se arrependerá”.

Leia mais: Suframa não mostra quanto Menezes gastou em 2019

Sobre o vídeo e as declarações do presidente, o ex-superintendente da Suframa vangloriou-se de ter recebido o vídeo do próprio Bolsonaro.

“Desafio qualquer pré-candidato à Prefeitura de Manaus a mostrar um vídeo do presidente. Jair Bolsonaro é esse homem, imprevisível, mas acima de tudo leal e parceiro. Temos uma amizade de décadas muito respeitosa. Sou o único pré-candidato à Prefeitura de Manaus que tem o DNA de Bolsonaro”, disparou Menezes.

A reportagem também entrou em contato com os pré-candidatos Josué Neto (PRTB) e David Almeida (Avante), mas não houve retorno até a publicação da matéria.