Manaus, 25 de junho de 2024
×
Manaus, 25 de junho de 2024

Cenário

Eleições 2022: apresentadores e radialistas amargam derrota nas urnas este ano

No pleito realizado no último dia 2, três nomes do segmento não alcançaram êxito na disputa eleitoral

Eleições 2022: apresentadores e radialistas amargam derrota nas urnas este ano

Fotos: Divulgação/Montagem AM1

MANAUS – As Eleições de 2022 foram marcadas não apenas por derrotas de nomes conhecidos da política amazonense, que já foram campeões de votos, mas também de pessoas que conquistaram um lugar no mundo político, após sucesso em programas de TV e rádio, em sua maioria, com viés voltado para o assistencialismo.

No pleito realizado no último dia 2, três nomes do segmento não alcançaram êxito na disputa eleitoral, em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). São eles: Conceição Sampaio (PSDB), Ronaldo Tabosa (Avante) e Álvaro Campelo (PV), que tentou reeleição.

Leia mais: ‘Mulheres pelo Brasil’ reúne cinco mil pessoas, com a presença de Michelle Bolsonaro e Taiana Lima

Outro nome que amargou derrota nas urnas este ano é de Mirtes Salles. A jornalista concorreu a uma vaga na Câmara Federal.

Conceição obteve 5.343 mil votos; Ronaldo conquistou 8.427 mil votos; Álvaro foi o que mais teve votos, um total de 19.716 mil. Já Mirtes, que tentou se eleger como deputada federal, foi votada por apenas 2.432 eleitores no Amazonas.

Sobre os candidatos

Conceição é jornalista, radialista e apresentadora de TV. Sampaio já foi vereadora por um mandato, deputada estadual, por dois mandatos, uma vez deputada federal, além de ter ocupado o cargo de secretária municipal.

A jornalista ficou conhecida por apresentar o programa ‘Câmera 13’, da TV Bandeirantes, veiculado na hora do almoço.

Os números de votos da tucana já foram expressivos, no entanto, este ano foi marcado com menores números em sua carreira política.

Nas eleições de 2014, com um total de 76.073 mil votos, Sampaio foi eleita como deputada federal. Em 2010, ela conquistou 35.503 mil votos, elegendo-se para o cargo de deputada estadual.

No ano de 2004, a apresentadora obteve 7.861 mil votos para o primeiro mandato de vereadora e em 2006 recebeu votos de 20.459 eleitores para exercer o primeiro mandato de deputada estadual, no auge do seu crescimento junto à população, graças ao programa televisivo.

Leia mais: Eleições 2022: partidos de esquerda perdem força no Amazonas

Já Tabosa, que é empresário e ex-apresentador do programa ‘Comunidade Alerta’, foi eleito vereador em 2012, mas no ano seguinte, teve o mandato cassado por falsidade ideológica. Em 2016, ele era suplente pelo PP, mas perdeu a vaga por infidelidade partidária; o mesmo aconteceu em 2010.

O deputado estadual Álvaro Campelo (PV), que é jornalista e apresentador, tentou reeleição este ano, mas não alcançou êxito, mesmo com quase 20 mil votos. Campelo apresentava o programa ‘Cidade Urgente’.

Álvaro ficou conhecido também por ser o autor da CPI dos Combustíveis na Aleam, que não conseguiu indiciar nenhum dono ou gerente de posto de gasolina e gerou ainda insatisfação na população, que não aprovou o desfecho dos trabalhos da Comissão.

Por sua vez, a candidata à Câmara Federal Mirtes Salles foi a que recebeu o menor número de votos, dos quatro apresentadores e radialistas. Mirtes conseguiu apenas 2.432 mil votos.

Salles apresentou, por onze anos, o programa ‘Exija Seus Direitos’ e foi eleita para uma vaga na Câmara Municipal de Manaus (CMM), pela primeira vez em 2004, como a mulher mais votada do pleito. A jornalista foi reeleita em 2008 para o mandato de 2009 a 2012.

Mirtes já foi também secretária de Estado e em 2019, assumiu na Câmara a vaga deixada por Joana Darc (União Brasil) que foi eleita como deputada estadual.