Manaus, 17 de maio de 2024
×
Manaus, 17 de maio de 2024

Eleições 2022

Eleições 2022: o que o eleitor precisa saber para o dia da votação; confira

Onze municípios do Amazonas terão horários modificados; siga o guia do que pode e o que não pode fazer neste pleito

Eleições 2022: o que o eleitor precisa saber para o dia da votação; confira

(Foto: Tania Rego/ Agência Brasil)

Manaus- Estamos a poucas horas do primeiro turno das eleições gerais que acontecem neste domingo (2). Este ano, o pleito está com horário unificado com o fuso horário oficial de Brasília.

Os eleitores vão poder escolher candidatos que vão representar o país pelo próximos quatro anos: deputado estadual ou distrital, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Não esqueça de apresentar um documento oficial com foto.

Caso você saiba qual é a seção e zona eleitoral, não há necessidade do título de eleitor, mas, se não souber, o melhor é consultar antes para se dirigir ao local correto.

Segundo dados do TSE,156 milhões de brasileiros estão aptos a votar neste pleito em território nacional, cerca de 700 mil compatriotas que moram fora do país podem votar apenas para presidente no consulado ou embaixada na cidade em que reside.

O Ministério de Relações Exteriores disponibilizou novos 159 pontos de votação em 97 países, o que dá ao todo um total de 989 urnas eletrônicas no exterior e 29 urnas de lona para locais onde há entre 30 e 99 eleitores aptos ao voto.

O Portal AM1 fez uma lista do que é permitido e do que é proibido para o dia da votação.

Leia mais: Lei Seca: veja estados que vão aderir à regra durante as eleições

Veja 7 recomendações do que pode ou não pode fazer:

  1.   O eleitor pode se manifestar silenciosamente e respeitosamente sua posição política de maneira individual, seja com blusa, bandeira, adesivo com a ressalva para imagens que possam fazer ‘propaganda eleitoral’, o que é proibido;
  2. Uso de objetos eletrônicos como: celular, tablet, câmera fotográfica e afins é terminantemente proibido ao eleitor na cabine de votação, a indicação também se aplica ao mesário;
  3. O eleitor com alguma deficiência ou mobilidade reduzida poderá contar com ajuda para votar mesmo que não tenha avisado à Justiça Eleitoral  com antecedência;
  4. Mesário voluntário deve se apresentar com roupas neutras, auxiliar o eleitor na votação porém em nenhum momento esboçar opinião política ou indução ao voto do eleitor;
  5. Pessoa cega ou pessoa com deficiência visual – contarão com a ajuda dos mesários para ativação de recurso que auxilia no voto como ativação do sistema de áudio disponível na cabine. Esse ano algumas urnas contarão com intérprete de libras para os eleitores surdos entenderem a ordem de votação;
  6. -O eleitor pode e deve levar uma cola (papel) com o número de candidatos pois serão escolhidos 5 cargos diferentes, 5 combinações numéricas diferentes tendo o uso de qualquer aparelho eletrônico proibido na cabine de votação é recomendável  levar uma cola ou os ‘santinhos’ do seu candidato;
  7. Redes sociais: no dia da votação é vedado qualquer tipo de propagando ou impulsionamento nas redes sociais exceto se o candidato agendou algum conteúdo antes do dia 02/10 nesse caso as publicação seguirão ativas durante as eleições.

Leia mais: Eleições: gratuidade do transporte coletivo é válida apenas para ônibus convencional

HORÁRIOS 

Nas Eleições Gerais deste ano, as seções eleitorais serão abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h, como já é de costume, com a diferença que tudo será conforme o horário de Brasília (DF), em todo o país.

Desse modo, diferente das eleições anteriores, os municípios do país vão ter hora de início e término das eleições de acordo com o fuso horário local. Sendo assim, em Manaus e na maioria do municípios do Amazonas, as eleições começarão às 7h e terminarão às 16h.

Leia mais: Eleições: gratuidade do transporte coletivo é válida apenas para ônibus convencional

Cidades do Amazonas, assim como também o Estado do Acre, o horário de votação será das 6h às 15h: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Eirunepé, Envira, Ipixuna, Tabatinga, Guajará, São Paulo de Olivença, Jutaí, Itamarati, Pauini e Lábrea.

(Foto: Divulgação/ Agência Senado)