Brasília (DF) – As eleições municipais terminaram com a derrota do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) nas urnas de Manaus, mas o nome do parlamentar está sendo cotado para comandar a chapa da direita para o Senado na disputa de 2026.
Ao Portal AM1, uma fonte que esteve com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) destacou que o nome do deputado é ventilado para pleitear uma vaga no Senado Federal.
Atualmente ocupam as cadeiras da Casa Alta os parlamentares Eduardo Braga (MDB), Plínio Valério (PSDB) e Omar Aziz (PSD).
Braga e Valério devem disputar novamente uma vaga no Senado. Nomes como o do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), e do Coronel Menezes também são cotados para as eleições em 2026.
Já Omar Aziz (PSD) deve disputar o Governo do Amazonas.
Em entrevista ao Portal AM1, o deputado federal destacou que a possibilidade existe, entretanto, a decisão final é de Bolsonaro.
“É uma construção que ainda está em processo embrionário, quem vai tomar essa decisão é a nacional junto ao presidente Bolsonaro”, disse o parlamentar.
O cientista político Helso Ribeiro pontuou, durante uma entrevista ao programa Cenário Político, que, durante as eleições municipais, Alberto Neto contava com 60% dos votos que Bolsonaro recebeu durante as eleições de 2022, mas essa não foi a resposta das urnas.
“Manaus tem um jeito muito peculiar de ser. Nas duas últimas eleições, deu uma maioria avantajada ao ex-presidente Bolsonaro, mas isso não significa que para quem ele aponta o dedo tem 60% de votos”, disse o analista.
LEIA MAIS:
- Capitão Alberto Neto critica ausência de vereadores eleitos em apuração do segundo turno
- Alberto Neto será o relator de PL que pode reordenar o número de membros de bancadas na Câmara Federal
- Em 2019, Silas e Alberto apoiaram PEC para reduzir escala trabalhista; agora evitam tema
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.