Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Eleições 2018

Em áudio, Átila se gaba de ‘segurar’ prefeito cassado com ministro do TSE

Em áudio, Átila se gaba de ‘segurar’ prefeito cassado com ministro do TSE

Um áudio com a voz do deputado federal Átila Lins (PP-AM) vazou nas redes sociais, no qual o parlamentar diz que conseguiu “assegurar” uma liminar do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Napoleão Maia Filho para permitir que o prefeito de Carauari, Bruno Luís Litaiff Ramalho (MDB), assumisse o cargo, no ano passado. No áudio, Átila não explica como conseguiu convencer o ministro.

Átila Lins e Napoleão Maia Filho: convencimento não explicado (Reprodução)

Bruno venceu as eleições municipais de 2016 com 7.093 (53,84%) votos contra 5.439 (41,29%) de Miberwal Jucá (Pros) e deveria assumir no dia 1o. de janeiro de 2017. Mas o registro de candidatura dele foi barrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) pela Lei da Ficha Limpa, por contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando esteve no mesmo cargo, entre 2005 e 2008.

Para tentar assumir o comando da Prefeitura de Carauari, Bruno Litaiff recorreu ao TSE e o processo dele foi distribuído ao ministro Napoleão Maia Filho. O deputado federal Átila diz, no mesmo áudio, que ele estava fora do País quando teve de se deslocar a Brasília  para segurar o prefeito no cargo. Na época, Átila era do mesmo partido de Bruno, o MDB.

“Nos deslocamos para Brasília para poder assegurar uma liminar do ministro Napoleão Maia Filho e permitir que o Bruno (Luís Litaiff Ramalho) assumisse o comando da prefeitura”, diz Átila no áudio.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro, no exercício da presidência do TSE, deferiu liminar para assegurar a diplomação e posse, até o julgamento dos recursos especiais em plenário, no dia 18 de janeiro de 2017.

O deputado federal, também, cita a participação dele na posse do prefeito Bruno Litaiff. “Me recordo que fomos para sua posse, uma posse diferente das outras. Assumiu no dia 19 de janeiro, quando deveria ter assumido no dia 1o. de janeiro. Assumiu no dia 19, porque os inimigos do povo ficaram acionando na Justiça”, afirmou.

De acordo com o site do TSE, ao examinar o pedido de Bruno Litaiff que pedia a anulação da sentença no TRE-AM, o ministro Napoleão alegou que o acórdão do Tribunal de Contas do Estado  “não era explícito”, quanto ao dolo e não registrava desvio ou apropriação ilícita de valores. Por essas razões, Maia concedeu uma liminar para que o Bruno Litaiff fosse diplomado. 

Veja o que Átila diz no áudio sobre o ministro do TSE

“Nos deslocamos para Brasília para poder assegurar uma liminar do ministro Napoleão Maia Filho e permitir que o Bruno (Luís  Litaiff Ramalho) assumisse o comando da prefeitura. Me recordo que fomos para sua posse, uma posse diferente das outras. Assumiu no dia 19 de janeiro, quando deveria ter assumido no dia 1o. de janeiro. Assumiu no dia 19, porque o inimigos do povo ficaram acionando na Justiça, não querendo entender que a vitória com mais de 1.600 votos de diferença era uma vitória esmagadora. Que o povo queria realmente o retorno do Bruno ao comando da prefeitura. Mas graças a Deus, nós conseguimos que a Justiça consolidasse a sua vitória, reconhecesse a sua vitória, mantivesse, portanto, a vitória soberana do povo carauariense”.    

Ouça o áudio de Átila Lins em que cita Napoleão Maia Filho

Leia a matéria do TSE sobre a decisão de Napoleão Maia Filho

Liminar garante diplomação do prefeito de Carauari

A reportagem do Portal Amazonas1 tentou contato com o deputado federal Átila Lins, mas não obteve retorno.