Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

Em busca de sobrevivência, MDB e PDT flertam com David e miram 2024

Braga não apoiou David em 2020, mas tem trocado abraços e sorrisos com o prefeito; já Luiz Castro participa de eventos da prefeitura.

Em busca de sobrevivência, MDB e PDT flertam com David e miram 2024

David Almeida atualmente está no Avante (Foto: Emerson Quaresma/ Divulgação)

Manaus (AM) – O cenário político para as eleições municipais de 2024 já está se formando, e rivais em disputas passadas se unem em prol de um nome com chances de se manter no comando da Prefeitura de Manaus: David Almeida.

A aproximação de Eduardo Braga (MDB) e Luiz Castro (PDT) é um alerta de que seus partidos possam firmar uma aliança com o atual prefeito. Isso porque os dois partidos, MDB e PDT, lutam para sobreviver no cenário político.

Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), por exemplo, nenhum tem representatividade no parlamento. Já na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), apenas o MDB ocupada uma das 24 cadeiras.

David tem aprovação de 67,3% do público da capital, de acordo com pesquisa divulgada, no dia 7 de junho deste ano, pelo Instituto Paraná Pesquisas.

Nessa sexta-feira (16), Eduardo Braga marcou presença na inauguração da Creche Municipal Dorothéa de Souza Braga, em homenagem à sua mãe. A entrega foi realizada por David Almeida.

Apesar da presença de Braga na inauguração ser por homenagem à mãe, a proximidade que o senador teve com o prefeito foi além da formalidade, com sorrisos, abraços e gestos de cumprimento.

Braga e David durante a entrega de creche na última sexta (Foto: Redes Sociais/Reprodução)

Nas eleições para o governo estadual em 2022, Braga perdeu o segundo turno para Wilson Lima (UB), que contou com o apoio de David Almeida.

Com o episódio da última sexta, fica em evidência a estratégia de Braga, que é um opositor de Wilson, em tentar enfraquecer a aliança entre o governador e o prefeito.

Apesar da tentativa de proximidade, Braga não tem histórico de apoio a David Almeida. Nas eleições de 2018, quando David disputou para governador do Amazonas, e nas eleições de 2020, para prefeito, Almeida não contou com o apoio de Eduardo Braga.

Em 2018, por exemplo, o partido de Braga não formou coligação. Já em 2020, Braga optou por apoiar Amazonino Mendes, que acabou derrotado por David.

Além do MDB, outro partido que pode estar rodeando Almeida é o PDT, que, inclusive, apoiou Braga e o MDB na última eleição estadual.

Nas eleições de 2022, a candidata do PDT ao governo foi Carol Braz, que, no segundo turno, apoiou Eduardo Braga.

Carol anunciou sua saída do PDT em abril deste ano, e se filiou ao MDB, sigla de Braga. O movimento levantou suspeitas nos bastidores da política amazonense sobre uma possível candidatura dela à Prefeitura de Manaus.

Em 2020, ela figurou como pré-candidata pelo PSC, na época, o mesmo partido de Wilson Lima. A candidatura dela não se efetivou porque Wilson preferiu não lançar candidatura e apoiou David (Avante).

PDT e a aproximação de Luiz Castro com David

Castro é uma outra figura que, recentemente, também tem se mostrado frequente em eventos da Prefeitura de Manaus. Ele esteve presente, em menos de 15 dias, em dois eventos organizados pela prefeitura e que contaram com a presença de David.

Recentemente, ele afirmou ao Portal AM1 que seu partido já conversou com David Almeida e na pauta estão possíveis alianças para fortalecer o nome de Luiz em uma possível disputa para prefeito de Envira ou vereador na Câmara Municipal de Manaus.

Luiz Castro em evento de David Almeida nos dias 5 e 14 de junho (Foto: Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom)

Luiz Castro em evento de David Almeida nos dias 5 e 14 de junho (Foto: Clóvis Miranda e Dhyeizo Lemos / Semcom)

Luiz Castro foi o principal rival de Eduardo Braga nas eleições para senador em 2018, quando Castro concorreu pelo partido Rede Sustentabilidade. Na época, Luiz teve 581.553 votos e perdeu a eleição por pouco para Braga, que teve 607.286 votos.

Em 2022, Luiz Castro voltou a disputar o Senado, porém pelo PDT. Na ocasião, Carol foi a candidata ao Governo, em uma chapa puro-sangue. Mas diferente de Carol, que seguiu com Braga, Luiz não declarou apoio na disputa do segundo turno na eleição daquele ano.

Estariam MDB e PDT em busca de David Almeida para ser seu candidato à prefeitura?

Almeida, atualmente, é filiado ao Avante, porém espera-se que, para concorrer à prefeitura, ele deva se vincular a outro partido, já que a atual sigla não deve receber fundo partidário suficiente, pois não alcançou a cláusula de barreira nas Eleições de 2022.

Nas eleições para governador em 2018, em que David Almeida foi candidato, Braga não o apoiou; apoiaria em 2024?

Caso David Almeida se filie ao PDT ou MDB, o afastamento do prefeito e do governador Wilson Lima se confirmaria, pois já há rumores nos bastidores da política de que eles estariam distantes um do outro – embora os dois negem.

Mas do outro lado do tabuleiro, Wilson Lima também já mostrou aproximação com um possível pré-candidato à Prefeitura de Manaus: o deputado federal Amom Mandel, o mais votado proporcionalmente no Brasil.

No mês de abril, Wilson Lima e Amom Mandel já apareceram juntos quando o governador convidou o deputado para participar da entrega de um aparelho de endoscopia à Fundação Cecon.

Amom Mendel, Roberto Cidade e Wilson Lima na FCecon, no dia 17 de maio (Foto: Divulgação / Secom)

Eleições 2024

A 15 meses das eleições municipais de 2024, o tabuleiro político mostra partidos conversando entre si e alianças se formando com possíveis candidatos à prefeitura da capital amazonense. David Almeida segue com a vantagem em pesquisas de aprovação.

LEIA MAIS:

Luiz Castro avalia disputar Prefeitura de Envira ou vaga de vereador na CMM

Ao lado de David, Braga faz discurso político de olho em possível aliança

Anne, Sinésio ou Zé Ricardo; quem tem mais cacife na disputa com David?