Manaus, 6 de maio de 2024
×
Manaus, 6 de maio de 2024

Cenário

David Almeida segue no Avante e deve negociar novo partido em 2024

De olho nas próximas eleições, o prefeito de Manaus deve deixar o Avante e buscar um partido que lhe dê fundo e tempo de propaganda robustos

David Almeida segue no Avante e deve negociar novo partido em 2024

Prefeito de Manaus David Almeida (Foto: Foto: Emerson Quaresma/Divulgação)

MANAUS – Após rumores de que o prefeito de Manaus, David Almeida, poderia deixar o Avante e voltar ao PSB, lideranças das legendas negaram essa possibilidade. Segundo o presidente regional do PSB, Joaquim Lucena, até o momento, não há nenhuma aproximação do prefeito com a sigla.

Da mesma forma, o secretário de articulação política da Prefeitura, Wagno Oliveira, negou a mudança.

“O prefeito David Almeida é a maior liderança do Partido Avante nacionalmente. Portanto, essa informação é fake”, afirmou ao Portal AM1.

Leia mais: Volta de Marcelo Serafim ao PSB é vista como ‘desprestígio’ na CMM

A especulação surgiu após o ex-líder do prefeito, vereador Marcelo Serafim (Avante), anunciar que vai voltar ao PSB. Assim como ele, David Almeida já fez parte do partido e, inclusive, chegou a disputar o Governo do Amazonas, em 2018, pela legenda socialista.

Eleições 2024

Embora a mudança não ocorra agora, o analista político Helso Ribeiro apontou, ao Portal AM1, que há grandes chances do prefeito de Manaus sair do Avante para concorrer à reeleição em 2024 por outra legenda que lhe dê mais condições e com fundo eleitoral maior.

“O David é dono do Avante. Ele é o único prefeito de capital, no Avante, ele não vai perder isso agora. Mas eu custo a crer que ele concorra o próximo pleito pelo Avante. Ele vai precisar de mais tempo de TV e dinheiro”, afirmou o analista referindo-se à legislação eleitoral vigente.

Por lei, o Fundo Eleitoral e o tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio são distribuídos de acordo com o tamanho da bancada do partido na Câmara Federal. Atualmente, o Avante possui apenas sete deputados federais.

No entanto, o analista explica que, mesmo ocorrendo tal mudança, o Avante deve continuar no arco de alianças de David, tal qual o PSC, ex-partido do governador Wilson Lima, integra a base do governador mesmo após a ida de Wilson para o União Brasil.