Manaus, 19 de maio de 2024
×
Manaus, 19 de maio de 2024

Cenário

Volta de Marcelo Serafim ao PSB é vista como ‘desprestígio’ na CMM

O vereador Marcelo Serafim deixa o partido do prefeito, o Avante, após apenas dez meses de filiação

Volta de Marcelo Serafim ao PSB é vista como ‘desprestígio’ na CMM

Vereador Marcelo Serafim (Foto: Divulgação/CMM)

MANAUS – Após fracassar nas urnas e não conseguir se eleger deputado federal, o vereador Marcelo Serafim vai deixar o Avante, partido do prefeito David Almeida, e voltar ao PSB, legenda que foi sua casa por 27 anos.

Para o vereador Rodrigo Guedes (Republicanos), a mudança se dá porque Marcelo não recebeu o apoio que esperava ter.

“O que aconteceu foi que, ainda durante as eleições, os vereadores consideraram ter sido desprestigiados pelo David Almeida nas questões de estrutura para a campanha. Uma questão política”, resumiu o vereador, que atua como independente na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O vereador Marcelo Serafim e o prefeito David Almeida; ao fundo, o secretário Wagno Oliveira (Foto: Divulgação/CMM)

Guedes diz que um dos fatores decisivos para que os correligionários do prefeito se sentissem desvalorizados foi a concentração da energia de David na candidatura do seu irmão, Daniel Almeida (Avante), que conseguiu se eleger para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Leia mais: Base de David Almeida se divide em eleição da Câmara Municipal de Manaus

A partir de então, Marcelo Serafim e outros vereadores do Avante demonstraram sinais de descompasso em relação aos interesses do Avante.

Um claro sinal da “falta de liga” aconteceu no último mês de 2022, quando aconteceu a eleição para a Mesa Diretora da CMM, quando apoiaram Caio André (PSC) para a presidência.

Marcelo ainda renunciou a liderança do prefeito na Casa.

Toda essa movimentação, segundo Guedes, coloca em xeque a relação de Marcelo Serafim com David Almeida até as próximas eleições.

“Não sei, necessariamente, se vai acompanhar o prefeito”, disse Rodrigo Guedes.

Secretário diz que Marcelo segue na base do prefeito

Contrariando Guedes, o secretário de articulação política da Prefeitura, Wagno Oliveira, afirmou ao Portal AM1 que a saída de Marcelo Serafim do Avante ocorre naturalmente e “da melhor forma possível”.

Segundo o secretário, a filiação do vereador no partido de David Almeida fez parte de um projeto para disputa à Câmara Federal, mas que, “infelizmente, não deu certo”.

“É natural a volta dele. Pra gente, do Avante, nós não temos o que falar. Ele entrou pela porta da frente e sai pela mesma porta. E continua fazendo parte da base do prefeito. Não temos problema nenhum”, disse.

Vereador não justifica

Procurado pelo Portal AM1, Marcelo Serafim não falou sobre os motivos que o fazem voltar ao PSB, sigla comandada pelo pai, o ex-deputado Serafim Corrêa.

A filiação deve ocorrer na próxima segunda-feira (9), na sede do partido.